Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Rafael Fonteles sanciona o Estatuto da Obesidade; principais pontos!

A lei prevê a disponibilização de equipamentos de acessibilidade e inclusão em hospitais e unidades médicas, além de estabelecer sanções para o descumprimento das medidas previstas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rafael Fonteles, governador do estado do Piauí, sancionou o Estatuto da Pessoa com Obesidade. A lei, de autoria da deputada Simone Pereira do MDB, tem como objetivo promover a inclusão, proteção à saúde e aos direitos, tratamento adequado, combate ao bullying, assistência social e inserção no mercado de trabalho das pessoas obesas. A decisão do líder do Executivo foi publicada nesta terça-feira, 27 de junho. 

O Estatuto da Pessoa com Obesidade, instituído no âmbito do estado do Piauí, assegura que as pessoas obesas gozem de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, garantindo-lhes oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental, assim como seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Leia Mais

Obesidade impacta uma parcela considerável da sociedade (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)A lei estabelece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar o efetivo direito à vida, à saúde, à alimentação adequada, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Além disso, nenhum obeso poderá ser objeto de negligência, discriminação, preconceito, violência, crueldade ou opressão, sendo que todo atentado aos seus direitos será punido por lei.

O Estatuto reconhece que a obesidade resulta de interações genéticas, ambientais e comportamentais, e estabelece medidas específicas de proteção, como a destinação de assentos especiais em locais públicos, o acesso preferencial ao transporte público sem cobrança adicional e a garantia de prioridade na aquisição de imóveis em programas habitacionais.

No que diz respeito à saúde, as unidades de saúde devem desenvolver programas de prevenção, tratamento e combate à obesidade, com a manutenção de grupos de apoio, atendimento regular de longo prazo, promoção de novos hábitos alimentares e atividades físicas adequadas.

A lei também prevê a disponibilização de equipamentos de acessibilidade e inclusão em hospitais e unidades médicas, além de estabelecer sanções para o descumprimento das medidas previstas.

Com a sanção do Estatuto da Obesidade, o estado do Piauí busca garantir os direitos e promover a inclusão das pessoas obesas, assegurando-lhes condições de vida digna e igualdade de oportunidades em diversos aspectos, como saúde, educação, trabalho e acessibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES