Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Saúde: Prefeitos do Piauí ainda não solicitaram a retomada de 19 obras

A nível nacional, existem 1.400 projetos de infraestrutura de saúde prontos para reinício, pendentes apenas da confirmação dos responsáveis, que podem registrar seu interesse de forma eficiente através do portal InvestSUS.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Retomada de Obras na Saúde está próximo de seu prazo final para inscrições no Piauí, com apenas três dias restantes até 15 de abril. No estado, 19 das 237 obras aptas ainda necessitam da adesão dos gestores locais. A nível nacional, existem 1.400 projetos de infraestrutura de saúde prontos para reinício, pendentes apenas da confirmação dos responsáveis, que podem registrar seu interesse de forma eficiente através do portal InvestSUS.

O programa visa reativar uma variedade de estruturas, incluindo 4.207 Unidades Básicas de Saúde, 833 academias de saúde ao ar livre, 198 Unidades de Pronto Atendimento, 93 Centros de Atenção Psicossocial, 72 unidades de acolhimento, além de Centros Especializados em Reabilitação e oficinas ortopédicas, melhorando assim a acessibilidade aos serviços do SUS para a população.

Leia Mais

Dárcio Guedes, diretor do Fundo Nacional de Saúde, destacou a urgência da situação, ressaltando que muitas obras essenciais como UBSs e Caps ainda precisam ser concluídas e disponibilizadas para a comunidade. Ele enfatizou a importância da rápida ação dos gestores locais para garantir que esses projetos sejam finalizados.

Este esforço é parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, estabelecido pelo presidente Lula em novembro de 2023, que busca proporcionar condições mais favoráveis para a conclusão de obras interrompidas ou incompletas.

Mais de mil obras no Brasil estão aptas a serem retomadas (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Para auxiliar os gestores, o Ministério da Saúde elaborou uma cartilha e criou uma página especial na internet, oferecendo um guia detalhado sobre o processo de adesão ao programa, além de responder às principais perguntas sobre o mesmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES