Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Sefaz Piauí divulga base de cálculo e calendário do IPVA de 2024; detalhes!

A Instrução Normativa/UNATRI entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretora da Unidade de Administração Tributária (UNATRI), Lísia Marques Martins Vilarinho, tornou pública na quarta-feira, 06 de dezembro, a Instrução Normativa que divulga a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e estabelece o calendário para pagamento do IPVA e da taxa de renovação do licenciamento anual de veículos para o exercício de 2024.

A medida considera também a tabela FIPE, que contempla os valores de veículos, embarcações e aeronaves.

Leia Mais

De acordo com a instrução normativa, os valores da base de cálculo do IPVA para o exercício de 2024 podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda do Piauí, no endereço eletrônico www.sefaz.pi.gov.br > eageat > ipva.

O pagamento do imposto, calculado sobre a base de cálculo estabelecida, deverá ser efetuado até as seguintes datas:

31 de janeiro de 2024: em cota única, com desconto de 15%;

29 de fevereiro de 2024: em cota única, com desconto de 10%;

31 de janeiro de 2024: 1ª (primeira) cota, quando parcelado;

29 de fevereiro de 2024: 2ª (segunda) cota, quando parcelado;

29 de março de 2024: 3ª (terceira) cota, quando parcelado.

Além disso, a taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser recolhida até o dia 29 de março de 2024.

Pagamento do IPVA ficará disponível a partir de janeiro (Foto: Governo de Pernambuco)O pagamento dos tributos, conforme a Instrução Normativa, deve ser realizado por meio de documento de arrecadação disponível na internet, nas páginas da SEFAZ (https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/) e do DETRAN/PI (http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf).

A Instrução Normativa/UNATRI entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.

Lísia Marques Martins Vilarinho, Diretora da UNATRI, destaca a importância do cumprimento das obrigações tributárias para garantir o adequado financiamento de serviços públicos essenciais à população.

A divulgação dessas informações visa proporcionar aos proprietários de veículos maior clareza e antecedência para o planejamento de seus compromissos fiscais no próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES