Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Só as cores da bandeira? PL busca regular identidade dos Governos no Brasil

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Marcelo Álvaro Antônio, do PL de Minas Gerais.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 17 de julho, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, do PL-MG, ex-ministro do Turnismo na gestão Jair Bolsonaro (PL-RJ), apresentou um projeto de lei complementar que dispõe sobre a identidade visual da República Federativa do Brasil. O projeto tem como objetivo regular a utilização das cores oficiais da bandeira nacional nos atos oficiais dos poderes da República, incluindo poderes estaduais e municipais, e proibir a utilização de símbolos não oficiais.

Segundo o projeto, fica vedada a utilização de símbolos não oficiais nos atos dos poderes da República, sendo considerado crime de responsabilidade a promoção de pessoas, entidades privadas e partidos políticos que remetam a uma identidade visual diferente da bandeira nacional. Os estados e municípios também devem obedecer a mesma regra ao divulgar seus atos oficiais, respeitando os símbolos próprios.

Leia Mais

Marcelo Álvaro Antônio foi ministro do Turismo na gestão Jair Bolsonaro (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom)Além disso, a proposta estabelece limitações para a criação de logomarcas dos governos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, restringindo-se a frases escritas na língua oficial, sendo proibida a utilização de cores que remetam a qualquer identidade visual diferente da estabelecida pela bandeira nacional. Em atos oficiais conjuntos com governos estrangeiros, somente a reprodução da imagem da bandeira ou a nomenclatura do programa serão permitidas, vedando a utilização ou incorporação de símbolos estrangeiros por órgãos oficiais do Brasil.

A justificativa do projeto destaca a necessidade de impedir a utilização dos poderes da República para a promoção pessoal de pessoas e partidos políticos, respeitando os símbolos oficiais definidos pela Constituição Federal. Segundo o deputado, a atual gestão do governo federal tem desrespeitado esses símbolos e utilizado a estrutura oficial para promover o partido político do presidente da República.

O projeto de lei complementar aguarda a tramitação e votação no Congresso Nacional. Caso seja aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES