Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

TRE Piauí receberá 3,6 mil novas urnas ao longo de novembro

Esta foi a primeira entrega de um lote total de 3.600 novos aparelhos programados para chegar ao estado ao longo do mês de novembro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu uma remessa de 1.200 urnas eletrônicas do modelo 2022, que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2024. Esta foi a primeira entrega de um lote total de 3.600 novos aparelhos programados para chegar ao estado ao longo do mês de novembro. As urnas foram armazenadas na Central de Urnas, localizada no Fórum Eleitoral.

Esses novos equipamentos têm a função de substituir os modelos mais antigos, datados de 2009, 2010 e 2011. As urnas de 2009 estão em processo de recolhimento e descarte pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a chegada dessas urnas, a expectativa é que até as Eleições Municipais de 2024, o TRE-PI tenha disponíveis 395 urnas do modelo 2013, 1.709 de 2015, 4.220 de 2020 e as 3.600 do modelo 2022. As equipes da Seção de Voto Informatizado (SEVIN) estão realizando o registro e gerenciamento dos novos equipamentos. Após essas etapas, técnicos da SEVIN iniciarão os testes de software e hardware.

Leia Mais

Novas urnas eletrônicas (Foto: TSE/TREPI)As urnas UE2022 são modernas, ágeis, seguras e ergonômicas, apresentando as mesmas inovações introduzidas no modelo de 2020. O ano do modelo corresponde ao período em que as especificações dos equipamentos foram definidas. Ambas as versões superam o modelo anterior, fabricado em 2015, em diversos aspectos, incluindo um processador mais potente que as torna 18 vezes mais rápidas que o modelo de 2015. Além disso, possuem um perímetro criptográfico certificado pela ICP Brasil, garantindo a segurança dos votos, e um mecanismo de criptografia aprimorado, utilizando o algoritmo E521, considerado um dos mais seguros do mundo.

O TRE-PI realiza manutenção periódica em seu acervo de urnas eletrônicas três vezes ao ano. Esse procedimento tem como objetivo verificar o funcionamento regular dos equipamentos, incluindo a recarga de baterias, teste dos componentes internos, verificação de componentes externos e limpeza geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES