Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Venâncio justifica adiamento de oitiva de Dr Pessoa; Aluísio quer rapidez

Em um acordo entre o presidente da Câmara e o presidente do TCE, ficou decidido manter a oitiva para um momento em que os resultados da auditoria possam ser apresentados preliminarmente.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A esperada oitiva na Câmara Municipal, agendada para quinta-feira (18), com a participação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), e alguns de seus secretários, foi adiada e agora está programada para acontecer somente em fevereiro. A discussão pretendia abordar a crise instalada no sistema de saúde da capital.

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça, explicou ao MeioNorte que o adiamento ocorreu após a conclusão da auditoria na Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia Mais

"A auditoria que aprovamos na Sessão Extraordinária está em andamento. A ideia é que em fevereiro tenhamos os dados preliminares identificados pelo TCE. Portanto, é mais prático realizar a oitiva com base nesses dados e informações. Vamos conduzi-la em conjunto com o TCE em fevereiro," afirmou o vereador.

Em um acordo entre o presidente da Câmara e o presidente do TCE, ficou decidido manter a oitiva para um momento em que os resultados da auditoria possam ser apresentados preliminarmente.

Por outro lado, o presidente municipal do Progressistas, Aluísio Sampaio, expressou o desejo de que a oitiva ocorresse o mais rápido possível. 

"Seria bom que fosse o quanto antes. Mas vou saber o motivo pelo adiamento. Teresina sangra com essa gestão ineficiente," declarou.

A oitiva, que inicialmente planejava abordar questões cruciais sobre a crise na saúde de Teresina, incluindo a retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina e a escassez de insumos nos estabelecimentos de saúde da capital, contará com a participação de ex-secretários de Finanças, Esdras Avelino; o ex-presidente da FMS, Ari Ricardo; o secretário de Administração, Rooney Lustosa; além do secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, e o prefeito Dr. Pessoa.

No início do mês, os vereadores aprovaram um convite para que os gestores municipais comparecessem à Câmara para prestar informações sobre a crise na saúde da capital. Entretanto, a falta de quórum no plenário impediu a realização oficial da sessão extraordinária, convocada pelo presidente da Casa, Enzo Samuel (PDT), no dia 2 de janeiro. Apenas 13 dos 29 parlamentares compareceram à reunião, alguns enfrentando vaias de servidores e movimentos sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES