Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Ibovespa supera 122 mil pontos e chega ao maior nível em dois anos

A expectativa é de que na próxima reunião do Copom ocorra um corte de, pelo menos, 0,25 ponto percentual (p.p.) na Selic.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 25 de julho, o Ibovespa, principal índice da B3, atingiu seu maior patamar em quase dois anos, fechando em 122.008 pontos com um avanço de 0,55%. Grande parte desse aumento foi impulsionado pelas ações da Vale (VALE3), que subiram novamente 3%, sendo alavancadas pela expectativa de novos estímulos na economia chinesa, o que aumentaria a demanda pelo minério de ferro.

Além disso, as ações ligadas ao ciclo econômico também tiveram um respiro positivo, graças à divulgação da prévia da inflação, o IPCA-15, que apresentou uma deflação de 0,07% em julho, após uma alta de 0,04% no mês anterior, a avaliação foi feita Guilherme Guilherme e Beatriz Quesada no Exame Invest. Essa queda no IPCA-15 ficou ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma redução de 0,01%. Com isso, aumentaram as especulações de um corte na taxa básica de juros na próxima reunião de política monetária do Banco Central.

Leia Mais

IBOVESPA supera a marca de 122 mil pontos (Foto: Divulgação B3)

A expectativa é de que na próxima reunião do Copom ocorra um corte de, pelo menos, 0,25 ponto percentual (p.p.) na Selic, cuja decisão será divulgada após o fechamento do mercado, no dia 2 de agosto.

Em relação às projeções para a inflação, o IPCA do Focus, divulgado excepcionalmente nesta terça, foi revisado para baixo para os anos de 2023, 2024 e 2025. Para o ano atual, economistas esperam uma inflação de 4,90%.

O economista André Perfeito avaliou em entrevista ao site especializado Exame Invest que os dados do IPCA-15 e do Focus desta terça-feira solidificam a perspectiva do primeiro corte da taxa Selic na próxima decisão. Ele destaca que a melhora qualitativa do indicador, com o recuo dos núcleos, surpreendeu positivamente o mercado, e que o Focus divulgado também trouxe uma retomada na melhora das projeções para 2023.

As maiores altas no Ibovespa foram registradas por EzTec (EZTC3) com +6,21%, CSN (CSNA3) com +5,90% e Méliuz (CASH3) com +4,20%. Já as maiores quedas foram para Gol (GOLL4) com -3,06%, Minerva (BEEF3) com -2,71% e Prio (PRIO3) com -2,62%.

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h, com pré-abertura entre 9h45 e 10h, e after-market entre 17h25 e 17h30. As negociações com o Ibovespa futuro ocorrem das 9h às 17h55.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES