José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

As razões que tem o Brasil para se preocupar com a crise no Equador

O agravamento da situação preocupa o Brasil, principalmente devido à proximidade geográfica, à presença de organizações criminosas em ambos os territórios e à influência dessas facções na região amazônica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reunião que o Presidente Lula teve na manhã desta quarta-feira com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, contando com a presença do assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, guarda bastante relação com a missão que o presidente brasileiro desempenha atualmente, na condição de presidente, durante todo este ano, do G20, o importante fórum que reúne as mais importantes economias mundiais. Cumpre, assim, o papel de liderança internacional incorporado a essa nova missão.

Além de tratar da grave crise que se abateu sobre o Equador, cujo presidente, Daniel Noboa, baixou decreto de Conflito Armado, diante da existência de enfrentamentos com grupos armados, considerados pelo governo como “terroristas e atores beligerantes não estatais”, o Presidente Lula serviu-se desse encontro com o pessoal do Itamaraty para atualizar informações acerca de outras questões mundiais, como a guerra Israel e Palestina, a guerra Ucrânia e Rússia e os recentes terremotos registrados no Japão.

A propósito, também ontem o Presidente Lula teve encontro com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e conversou por telefone com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, inteirando-se da situação gerada pelos terremotos que atingiram territórios japoneses em 1ª de janeiro, expressando solidariedade e apoio ao povo japonês, em especial às vítimas dos abalos sísmicos. Os terremotos deste início de ano já deixaram 168 mortos no país asiático.

ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

O fato que mais preocupa o governo brasileiro diz respeito, evidentemente, à situação de conflitos no Equador. Por sua proximidade com o Brasil e pela presença significativa de organizações criminosas nos dois territórios, a gravidade equatoriana põe em alerta o governo brasileiro, sobretudo pela influência que essas facções do crime organizado exercem em áreas da Amazônia. O Equador é parte integrante desse território, com importantes 120.000 km2, correspondendo a 48% de todo o território nacional.

O decreto de “Conflito Armado”, assinado pelo presidente Daniel Noboa, é um degrau acima do “estado de sítio”, ou da GLO (Garantia da Lei e da Ordem, constante da legislação brasileira), conforme explica o jornalista João Paulo Charleaux, especialista em conflitos internacionais e questões humanitárias, segundo ele, “um termo técnico previsto no direito internacional e popularmente conhecido  como guerra civil.”

GUERRA CIVIL

Isso mesmo. O equador está bem próximo de uma guerra civil, tamanha a dimensão da criminalidade, da marginalidade, e da fragilidade das forças de segurança. A presença robusta do crime organizado no Equador é visível. A instabilidade política que vinha se arrastando pelo país já há bastante tempo e que resultou no assassinato do candidato à Presidência da República, Fernando Villavicencio, morto por tiros de metralhadoras, na Capital, Quito, em 9 de agosto do ano passado, após realizar um comício, recrudesceu, dando lugar à violência armada comandada por organizações fora da lei.

Desde segunda-feira, o Equador vive dias e noites de terror. Dezenas já foram mortos, estúdio de televisão, que realizava transmissões ao vivo, foi invadido por marginais, com pessoas tornadas reféns, e o próprio presidente, ao ordenar reações enérgicas amparadas no decreto de Conflito Armado, citou nominalmente mais de 20 organizações do crime organizado que estão atuando fortemente no país e tocando o terror.

As autoridades brasileiras têm, de fato, muitos motivos para preocupação. Não apenas pela vizinhança com o Equador, pela situação da Amazônia, onde o crime organizado vem atuando de modo crescente( veja-se, por exemplo, o crescente domínio da criminalidade sobre as Terras Yanomamis) mas, do mesmo modo, por situações peculiares brasileiras, em cujo momento há uma incerteza quanto a quem vai substituir o ministro Flávio Dino na Justiça e Segurança Pública. Esses fatos lamentáveis têm peso expressivo na aceleração, por parte do Presidente Lula, de uma decisão sobre esse delicado tema. Vê-se que é necessário agir com velocidade e energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES