Saiba qual a 'carta na manga' de Lula caso Senado devolva MP que reonera setores

Apesar de ainda planejar persistir nas negociações com o Parlamento, o Planalto preparou uma estratégia alternativa para recorrer ao STF

Lula e Rodrigo Pacheco | Pedro Gontijo/Senado Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Palácio do Planalto já tem uma estratégia pronta caso o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), opte por devolver a medida provisória que extingue gradualmente a desoneração de 17 setores intensivos em mão-de-obra, como calçados, construção civil, vestuário e comunicações.

Apesar de ainda planejar persistir nas negociações com o Parlamento, o Planalto preparou uma estratégia alternativa para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a via política não seja bem-sucedida. Duas ações já estão elaboradas para serem protocoladas no STF em caso de insucesso na abordagem política. Uma delas solicita que o tribunal anule a devolução da MP por parte de Pacheco, e a outra pede a derrubada da lei que prorrogou a política de desoneração.

A MP que propõe o fim da desoneração da folha foi enviada pelo Planalto ao Congresso em 29 de dezembro, sem articulação prévia, quinze dias após os parlamentares derrubarem um veto de Lula à medida. A atitude do governo gerou forte reação, inclusive entre deputados da base, que interpretaram como uma tentativa de contornar uma decisão já tomada pelo Parlamento em duas ocasiões anteriores.

A prioridade do ministro Fernando Haddad é encerrar a desoneração para aumentar a arrecadação do governo e cumprir a meta fiscal de 2024. Estima-se que o fim da desoneração possa render à União um montante adicional de R$ 6 bilhões. Atualmente, a desoneração permite que 17 setores intensivos em mão de obra paguem alíquotas reduzidas sobre a receita bruta, em vez de 20% de imposto sobre a folha de salários.

A proposta, desde seu anúncio, tem gerado intensos debates no Congresso, com empresários desses setores argumentando que o fim dos descontos nos impostos pode resultar em demissões em massa e falências. Pacheco ainda está estudando se devolverá ou não a MP ao Planalto, e não há uma previsão para a reunião com Haddad para discutir o assunto.

Além da possibilidade de devolução, outras alternativas estão sendo consideradas, como aguardar que o governo envie um novo texto ao Senado ou transformar a MP em um projeto de lei com urgência constitucional. No entanto, a preferência no governo é pela negociação, uma vez que recorrer ao STF poderia gerar mais atritos nas relações entre os poderes. Um integrante do governo Lula destacou a importância de não transformar o STF em um "Procon da política", demonstrando desconforto entre os colegas de Haddad.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES