José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Ato vergonhoso da Câmara contra indígenas tem conserto

STF pode colocar um ponto final nessa indecência que massacra os povos originários do Brasil e humilham nossa nação diante do mundo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os relatos que temos acompanhado na mídia brasileira acerca das atrocidades que vêm sendo acumuladas contra as populações indígenas brasileiras, são estarrecedoras e revoltantes. As denúncias feitas em sequência contra atos criminosos, de profunda desumanidade, têm o poder de alertar o Brasil e o mundo para essa ausência de civilidade que assaltou as terras dos povos originários, mas têm, a meu ver, uma outra capacidade. A de despertar as nossas consciências, pessoais e coletivas, para o tipo de Parlamento que o país possui.

Que espécie de parlamentares, ressalvadas as exceções, nossos eleitores têm tido a coragem de mandar para o congresso. E o que estou dizendo não é falácia, ou argumentação “ideológica”, como alguns podem se apressar em rotular. Falo de situações reais, rigorosamente plausíveis de comprovação, como, por exemplo, a votação ,em plenário, que levou a Câmara dos Deputados, em 30 de Maio de 2023, à aprovação do muitíssimo suspeito Marco Temporal, recebendo 283 votos favoráveis, contra 155 votos que se posicionaram contrários.

Foram 128 votos a mais da manifestação dos contrários, para tornar lei uma medida que retira dos povos originários o direito a suas terras, ao proclamar que só terão direito a esses territórios os indígenas que os ocupassem em 5 de outubro de 1988, data da atual Constituição Federal.

DEPUTADOS FECHARAM OS OLHOS

A maioria dos deputados fechou os olhos para o fato de que muitas populações indígenas estavam, à época, tangidas de seus territórios, expulsas por madeireiros e garimpeiros que sempre praticaram ocupações ilegais sem qualquer punição.

Outro agravante é o fato de que no momento em que a Câmara deu sinal verde para que as populações indígenas fiquem desabrigadas de seus espaços históricos, isso se tornando lei, é que o Brasil vivia ( e ainda vive) um momento traumático, disparado em janeiro deste ano, quando o governo, ao acolher denúncias de organizações brasileiras e mundiais, constatou que as terras dos povos Yanomamis haviam sido tomadas por garimpeiros ilegais, exploradores inescrupulosos de ouro, contrabandistas da pior espécie.

Nessa, que é a maior reserva indígena brasileira, os invasores contaminaram os rios por mercúrio, fizeram desmatamentos monumentais, roubaram ouro e outros minerais e promoveram um verdadeiro genocídio contra os indígenas, levando à morte mais de 500 crianças, idosos e mulheres.

A VIOLÊNCIA NÃO PARA DE CRESCER

E se não bastasse, se isso não servisse como lição, para uma tragédia que denigre o Brasil perante o mundo, as violências não param de crescer.

Esta semana, a Polícia Federal recebeu imagens de duas crianças e um adolescente indígenas amarrados a troncos de árvores, nas terras Yanomamis, prática hedionda executada por garimpeiros e madeireiros ilegais, que tiveram a ousadia, na gravação recolhida pela PF, de acusarem as crianças e o adolescente de terem roubado um celular que lhes pertencia.

Em outra operação a Polícia Federal desmontou uma quadrilha poderosa envolvida com o contrabando de ouro extraído ilegalmente também em território Yanomami, com movimentação financeira na casa de 6 bilhões de reais, e participação de redes de supermercados e distribuidoras de Estados do Norte (AM, RR, PA) e ramificações em outros cinco Estados: GO, DF, TO, SP, MG, RN.

ESPERANÇA

Uma constatação esperançosa é que o garimpo ilegal, que nos primeiros nove meses de 2022 chegou a ocupar uma área de 999 hectares, teve esse espaço reduzido, em 2023, para 214 hectares, graças à firme atuação do governo e ao olhar atento de observadores mundiais. Mas isso é ainda insuficiente, porque precisa ter fim.

Mesmo sabendo que a maioria do Congresso esteja cega para essa dura e vergonhosa realidade, o que devolve a esperança é a possibilidade de que o STF ponha um ponto final nessa indecência que massacra os povos originários do Brasil e humilham nossa nação diante do mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES