José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Derrubada de veto sobre marco temporal abre terras indígenas ao garimpo

Congresso derrotou o governo e retomou o marco temporal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A derrubada, pelos senadores, do veto que o Presidente Lula impôs ao Marco Temporal que havia sido aprovado pelo Senado em 27 de setembro, cuja essência restringe os direitos originários indígenas, limitando-os à promulgação da Constituição brasileira de 1988, constitui um duro golpe às populações indígenas brasileiras.

Com a derrubada do veto presidencial, o trecho que define a demarcação de terras indígenas passará a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. A partir daí, prevalecerá a tese de que os povos indígenas somente terão direito à demarcação de terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Manifestação de indígenas (Foto: Agência Brasil)

O que serve para atenuar esse impacto e preservar de algum modo a manutenção desses direitos dos indígenas às suas terras originárias, fora desse marco, é o fato de que a questão entra no terreno da judicialização, das imprevisíveis disputas judiciais, uma vez que o Supremo Tribunal Federal já havia, em 21 de setembro de 2023, formado maioria para decidir que o Marco Temporal é inconstitucional, portanto, sem peso algum de aplicação.

Tão logo a decisão do STF foi tomada, os senadores passaram a divergir da decisão da Suprema Corte e deram sequência à análise do projeto de lei que tratava da questão, aprovando-o, finalmente, em 27 do mesmo mês, numa clara afronta à decisão tomada pelo judiciário.

Os senadores se mantiveram, assim, tanto na aprovação do marco temporal, quanto agora, na derrubada do veto do Presidente Lula, de olhos e ouvidos fechados às manifestações dos ministros do STF ao votarem pela inconstitucionalidade da medida.

A ministra Cármen Lúcia, em seu voto, por exemplo, afirmou que a posse da terra não pode ser desmembrada dos outros direitos fundamentais garantidos aos povos indígenas. Ela salientou que aquele julgamento tratava da dignidade ética de um povo que foi oprimido e dizimado por cinco séculos. A ministra Rosa Weber, a última a votar (por sua condição de presidente do STF à época) e tornar a proposta inconstitucional, afirmou que a posse de terras pelos povos originários está relacionada com a tradição, e não com a posse imemorial. E explicou que os direitos desses povos sobre as terras por eles ocupadas são direitos fundamentais que não podem ser mitigados.

Os senadores, entretanto, não têm esse entendimento. E ao retirarem dos povos originários o direito às suas terras de nascença, expõem as populações indígenas a uma onda brutal de violência e desrespeito, agravada de maneira cruel nos últimos anos, quando reservas já demarcadas passaram a ser invadidas e ocupadas pelo garimpo ilegal e criminoso, que expulsa essas comunidades indígenas de seus espaços, tomando-lhes as terras, explorando as riquezas encontradas no subsolo, praticando contrabando, e submetendo crianças, mulheres e idosos a toda sorte de violência e morte.

O Senado, tende-se à insana submissão do lobby de um agronegócio perverso, às avessas, ( que se diferencia, negativamente, do agronegócio produtivo e honesto). Esse lado ruim, invasor, tem se notabilizado pela degradação, pela usurpação de terras, pela exploração clandestina de ouro e outros minerais de grande valor comercial, recebe o aval de senadores, que põem sua rubrica de aprovação para que os crimes prevaleçam nas terras da Amazônia, sobretudo, hoje transformada em imenso palco para a atuação do narcotráfico.

Para marcar a gravidade da atitude tomada pelo Senado na noite desta quinta-feira, é importante lembrar que os efeitos da derrubada do veto presidencial não ficam apenas na fixação do marco de posse das terras como sendo 5 de outubro de 1988. Os senadores também derrubaram o veto ao dispositivo que abre brecha para o garimpo, para a instalação de equipamentos militares e expansão da malha viária sem consulta aos povos indígenas ou ao órgão indigenista federal competente.

A decisão dos senadores, com o veto, é bastante evidente: escancara a possibilidade de uso crescente das terras indígenas para o garimpo, por onde entram outras desgraças. Uma lástima essa postura do parlamento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES