Veto de Lula à desoneração é derrubado no Congresso e marco temporal contestado

O impacto financeiro para o governo na desoneração da folha de pagamento é estimado em R$ 18 bilhões

Congresso derrubou veto de Lula na desoneração da folha de pagamento de itens | Zeca Ribeiro/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Senadores e deputados uniram forças para derrubar o veto do presidente Lula à desoneração da folha de pagamento em 17 setores econômicos. Simultaneamente, o Congresso eliminou referências ao limite de demarcações até 1988, no artigo que trata das terras indígenas tradicionalmente ocupadas, marcando uma derrota significativa para o governo.

O Senado e a Câmara registraram uma ampla margem na derrota do veto à desoneração, com 60 votos a favor e 13 contra no Senado, e 378 votos a favor e 78 contra na Câmara. O impacto financeiro para o governo é estimado em R$ 18 bilhões, com municípios de até 142 mil habitantes enfrentando uma redução na contribuição previdenciária.

Enquanto o governo Lula expressa preocupações com o déficit nas contas públicas, o Senado e a Câmara avançam, destacando a importância da "previsibilidade" para os setores beneficiados. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressalta a necessidade de estabilidade para aqueles que contavam com esse benefício.

A questão do marco temporal para demarcação de terras indígenas também ganhou destaque, com vetos derrubados em meio à pressão da bancada do agronegócio. Acordos foram feitos para manter certas restrições, como atividades econômicas que poderiam prejudicar o manejo da terra pelos indígenas.

Além disso, o novo arcabouço fiscal teve vetos mantidos, incluindo a limitação do bloqueio de investimentos do governo. Os parlamentares, no entanto, optaram por derrubar o trecho que proibia o governo de excluir despesas do cálculo da meta fiscal. A análise dos vetos ao novo arcabouço fiscal e ao Carf permanece como próxima pauta de discussão entre os parlamentares.

Com informações do UOL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES