José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Encontro entre Lula e Biden vai focar na valorização dos trabalhadores

Brasil e Estados Unidos devem se apresentar ao mundo de maneira unida e solidária na defesa do povo trabalhador

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente Lula cumpre em Nova York, onde chegou no último sábado, a mais extensa e provavelmente a mais importante pauta internacional desde que assumiu o poder. Além de participar a abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU ( Organização das Nações Unidas), que acontecerá nesta terça-feira, o dirigente brasileiro teve na noite do domingo um jantar com empresários brasileiros e norte-americanos, um evento oferecido pelo presidente da FIESP e Confederação Nacional da Indústria-CNI.

Antes da chegada aos Estados Unidos, Lula esteve em Cuba, no sábado, onde participou da Cúpula do G77+Cuba, uma organização formada por 134 países do Sul Global, que busca defender os interesses econômicos das nações em desenvolvimento. Essa é a principal organização de países em desenvolvimento da ONU, e promove interesses compartilhados entre nações, exercendo influência significativa na economia e nas relações de cooperação, desenvolvimento e multilateralismo. Nesse encontro, Lula condenou as históricas sanções econômicas e políticas impostas pelos Estados Unidos a Cuba, que já duram mais de 5 décadas, impedindo o desenvolvimento e contribuindo para acentuar as dificuldades desse país.

A segunda-feira de Lula nos Estados Unidos será cumprida por uma extensa agenda com encontros bilaterais com líderes de diversos países, mantendo conversas paralelas à Assembleia da ONU, acertando o tom dos discursos que sustentarão sua passagem por essa importante e tradicional cúpula das Nações Unidas. O Brasil é o primeiro a falar durante a cerimônia, uma tradição que vem desde 1955.

PRESENÇA POLÍTICA

O dirigente brasileiro deverá dar ênfase a três questões que têm alimentado sua presença política em eventos dessa natureza, focado no combate consciente às desigualdades econômicas e sociais que se agravam por todo o mundo; na cooperação consciente entre as nações para fazer frente à necessidade de restauração ecológica do Planeta, para enfrentamento das mudanças climáticas e na necessidade de se estabelecer uma nova governança mundial com base na mudança de prática e de visão da própria ONU, estabelecendo-se uma firme decisão de se se combater e evitar as guerras entre os povos, com a adoção de esforço permanente pela paz mundial.

Na quarta-feira, o presidente Lula terá encontro reservado com o Presidente Joe Biden, dos Estados Unidos. Sabe-se que na conversa entre os dois Lula levará um tema de grande importância e de elevado cunho social, ao tratar da situação dos trabalhadores no mundo atual, com enfoque no estímulo às associações (sindicatos) das classes trabalhadoras e no papel que os governantes devem exercer para valorizar e proteger os trabalhadores, diante de permanentes, progressivas e opressivas ameaças à sua sobrevivência. A propósito desse encontro entre os dois, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, ressaltou que Lula e Biden irão se juntar para destacar o papel central e crítico que os trabalhadores desempenham na construção de um país sustentável e democrático, um mundo equitativo e pacífico.

DEFESA DO POVO TRABALHADOR

Revela-se, assim- embora o teor do documento que vão lançar conjuntamente ainda não tenha sido revelado-, que Brasil e Estados Unidos devem se apresentar ao mundo de maneira unida e solidária na defesa do povo trabalhador, o que parece ser uma novidade esperançosa diante de tantos tropeços e perdas que esse segmento da humanidade tem experimentado no passar dos tempos. Pela primeira vez, em muitas décadas, vê-se que a humanização dos trabalhadores está tomando o lugar das guerras, das armas, das estratégias bélicas a que o mundo tem dedicado espaço e valor desde o fim da segunda guerra mundial.

Pela importância das duas cúpulas, do G77 e da Assembleia, dos encontros bilaterais com dirigentes de outros países, e pelas conversas com o setor empresarial, na busca de acelerar parcerias, o Presidente Lula faz-se acompanhar de 12 ministros, dentre eles, Relações Exteriores, Fazenda, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego, Saúde, Mulheres, Cultura, Cidades, Minas e Energia, Povos Indígenas e Gestão e Inovação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES