José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lewandowski chega para sequenciar combate ao crime organizado

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assumirá o comando da pasta oficialmente nesta quinta-feira (1º).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Ricardo Lewandowski chega ao comando da Justiça e Segurança Pública num momento difícil- pelos enfrentamentos que terá pela frente-, mas ao mesmo tempo bastante importantes, sobretudo em razão do que já foi feito, com destaque à questão mais emergencial da segurança, durante o período em que Flávio Dino esteve à frente dessa delicada área.

Dino, que assumirá por esses dias um lugar privilegiado como ministro do Supremo Tribunal Federal, teve um desempenho notável no Ministério da Justiça. E por isso tem sido muito elogiado por parte dos que desejam um país decente e em paz, ao mesmo tempo em que sofre terrível combate e veladas ameaças, partindo daqueles que ele corajosamente enfrentou.

Lewandowski chega para sequenciar combate ao crime organizado (Foto: Agencia Brasil)Pegou o que, muito certamente, foi um dos anos mais difíceis da administração pública no terreno da segurança da população. Sob seu comando, o Brasil democrático teve que enfrentar as ações dos golpistas que tentaram derrubar, por golpe de Estado, o governo recém-empossado do Presidente Lula; o recrudescimento do crime organizado, com o avanço das facções criminosas e o aumento de poder das milícias no Rio de Janeiro; os crimes hediondos cometidos por garimpeiros ilegais nas terras indígenas e o fortalecimento impressionante do narcotráfico internacional em vários pontos do país, mas especialmente em áreas indígenas da Amazônia.

O novo ministro herda do seu antecessor muitas dessas desgraças, quase todas merecedoras de um combate incessante e interminável, e algumas, como é o caso de 8 de janeiro, ainda carecendo das respostas adequadas ao que de fato se encontrou para a punição dos culpados, mas herda, igualmente, um modo organizado de agir, com um Ministério melhor aparelhado, mais inteligente, mais atuante e mais afeito à interação com outras instituições e Estados da Federação, notadamente no tema segurança pública.

Da metade do ano de 2023 para cá, observa-se claramente que o Ministério da Justiça entrou no ponto certo para atuar no combate à criminalidade, sendo mais ágil, inteligente e eficiente para agir contra um universo fora da lei que é muito bem estruturado, que se alimenta e se nutre de dinheiro sujo vindo de variadas fontes e que lhes permite municiar-se de armamentos poderosos, de modo superior à capacidade do poder público.

Ao escolher as facções criminosas como alvo do seu combate, o Ministro Flávio Dino acertou plenamente. E deixa a Lewandowski uma experiência vitoriosa que, mesmo incipiente ainda, firma um modelo de atuação que não pode ser abandonado. Daí, o próprio ministro, que agora chega ao cargo, ter feito reiteradas afirmações de que sua ação prioritária será o combate incessante ao crime organizado, às facções criminosas, variadas e poderosas que atuam dentro do país, e às organizações internacionais a serviço do narcotráfico, hoje com atuação escancarada no Brasil e atuação desmedida na região amazônica, apossando-se das terras indígenas, potencializando a destruição ambiental, roubando e contrabandeando nas riquezas minerais e violando os direitos humanos de maneira espantosa, com significativo número de mortos.

A escolha do ex-chefe do Ministério Público de São Paulo, Mario Sarrubbo, para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a missão principal de integrar as polícias e ministérios públicos na tarefa de combater a criminalidade, reforça a opção que Lewandowski fez ao escolher as organizações criminosas como objeto de sua principal atuação. Sarrubbo, que atuou por mais de 30 anos no MP paulista e há quatro chefiava o órgão paulista, é considerado linha dura, com forte viés criminal e uma ampla visão de coordenação e integração.

Toda a expertise que Mario Sarrubbo traz de São Paulo, associada à montagem que Flávio Dino, com o reconhecido trabalho de Ricardo Capelli à frente da Secretaria Nacional, pode resultar numa estruturação eficiente de trabalho, integração e coragem  para vencer a criminalidade no Brasil e por na cadeia as lideranças do crime organizado.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES