José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lula assume o Mercosul, desafiado pelo acordo com a União Europeia

Pela disposição e liderança ativa de Lula, o acordo Mercosul-União Europeia, está mais próximo de se concretizar.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente Lula assume, nesta terça-feira, a presidência do Mercosul, numa hora decisiva para o organismo regional, diante da necessidade de destravar e consolidar o acordo dos países latino-americanos com a União Europeia. Essa é uma tarefa difícil, que vem sendo tratada há 24 anos, sempre com uma pedra no meio, criando obstáculo à caminhada. Embora assinado em 2019, o pacto entre os dois importantes blocos até hoje não saiu do papel, pois depende de ratificação.

Recentemente, mesmo antes de assumir a direção do Mercosul, Lula andou antecipando as tratativas em torno do assunto, em conversas que manteve com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por ocasião de visita que ela fez ao Brasil, e também como presidente da França, Emmanuel Macron, em junho, quando o presidente brasileiro esteve na Europa.

BOLSONARO SÓ ATRAPALHOU

Parlamentares da zona do Euro apontavam dificuldades para ratificação do acordo na conta do ex-presidente Bolsonaro, acusando-o de colocar graves empecilhos, em virtude de diversas declarações e atitudes do então dirigente brasileiro sobre a conservação da Amazônia e por seu desempenho e resposta ao mundo no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

No encontro com a presidente da Comissão Europeia, ocorrido em 12 de Junho, no Palácio do Planalto, o presidente Lula voltou a criticar dispositivos acrescidos ao acordo Mercosul-EU- firmado em 2019 e ainda carente de ratificação-, por conter a previsão de sanções aos países signatários em caso de descumprimento de metas ambientais.

ACORDO DE PARIS

Dez dias depois, em 22 de Junho, quando estava em Roma e se preparava para ir à França, o Presidente Lula concedeu entrevista e considerou ser “inaceitável” a proposta da União Europeia para permitir a celebração do acordo, em face da fixação e punição para quem descumprir o Acordo de Paris, o tratado sobre mudanças climáticas adotado em 2015.

Lula foi incisivo ao afirmar que a nova proposta feita pelos franceses,  relativa ao acordo, não está em conformidade com o que é o sonho de países da América Latina, “ que querem ter o direito de recuperar sua capacidade de industrialização. O Brasil já teve um produto interno bruto de 30%, hoje nosso PIB é de 10%. A carta adicional que a União Europeia mandou para o Mercosul é inaceitável... Se nem eles cumpriram o Acordo de Paris, como podem exigir dos outros? É preciso um pouco mais de sensibilidade, um pouco mais de humildade, um pouco mais de cooperação”, completou o presidente brasileiro.

LULA E MACRON

Em 23 de Junho, em Paris, Lula saiu de um almoço com o Presidente Emmanuel Macron, expressando contentamento: ”Ótima reunião, ótimo almoço e vai ser ótima a próxima conversa”, ao tempo em que o dirigente francês resumiu tudo numa palavra: ”Formidável.”

O encontro entre os presidentes do Brasil e da França foi ampliado com a presença dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Defesa, José Múcio, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Fazenda, Fernando Haddad, além de dois comandantes militares, o almirante Marcos Olsen, da Marinha, e o brigadeiro Marcelo Damasceno, da Força Aérea.

TRATADO DE COOPERAÇÃO

Macron aceitou o convite de Lula para visitar o Brasil ainda este ano, provavelmente para que o presidente francês participe de uma reunião do Tratado de Cooperação Amazônia, a ser realizada em Belém, durante o mês de Agosto.

Lula, ao que demonstra, quer fazer o presidente Emmanuel Macron cercar-se de segurança, de certeza, de que o Brasil e o Mercosul querem adotar as melhores atitudes em relação à Amazônia e ao meio-ambiente em geral, e que têm capacidade e potencialidade de construir uma aliança próspera e benéfica junto à União Europeia também no campo econômico.

Ao que parece, pela disposição e liderança ativa de Lula, o acordo Mercosul-União Europeia, está mais próximo de se concretizar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES