José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Nas mãos de Moraes, caso Marielle pode finalmente ser esclarecido

O caso Marielle/Anderson é bem característico desse ambiente deplorável que floresceu no Rio de Janeiro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Transcorridos seis anos do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, executados barbaramente por pistoleiros contratados, a justiça ainda não chegou a um desfecho final, que revele  quem encomendou, quem contratou, quem pagou para que esses dois hediondos crimes fossem executados.

O único esclarecimento real, bastante contundente, a única certeza que se tem, é a de que a ex-Capital da República, a Cidade Maravilhosa tão lindamente cantada pelos poetas do passado, virou um ambiente fértil para o império do crime.

O Rio de Janeiro de hoje vê crescer a bandidagem mais vil e cruel, onde se misturam pistoleiros e milicianos com autoridades policiais, políticas, e até dos meios de justiça, mancomunados em práticas perversas, protegidos pela impunidade.

O caso Marielle/Anderson é bem característico desse ambiente deplorável que floresceu no Rio de Janeiro. Pistoleiros são contratados para tirar a vida de uma mulher guerreira, vereadora da antiga capital, inteligente e corajosa, de origem pobre, vinda do morro, disposta a lutar pela transformação social e pela afirmação de sua gente de origem.

E por estar em ascensão, porque seus clamores começam a ser ouvidos e suas denúncias começam a incomodar, decide-se nos porões de algum lugar de poder que ela precisa ser interrompida, que precisa ser afastada da cena pública, que precisam retirar-lhe das mãos o incômodo microfone. E o meio mais fácil para esses facínoras, como é de hábito e cultura política, é mandar acabar com sua vida. E é isso que eles fazem.

No curso das investigações, que começaram atrapalhadas, devagar, sem qualquer interesse sério e eficaz, até mesmo de parte do ministério público e da polícia, prende-se um ex-policial militar, Ronnie Lessa, como sendo o autor material da morte de Marielle e Anderson.

Além de Ronnie, outro ex-policial, Élcio de Queiroz, também apontado como participante dos dois assassinatos, também preso, fez uma delação à PF e MP do Rio, dando pistas sobre outros envolvimentos.Agora será a vez do próprio Ronnie Lessa ter sua delação aceita pelo STF e, quem sabe, chegar-se finalmente aos mandantes.

Uma coisa é certa. A julgar-se pela história de privilégios que Ronnie Lessa desfrutou dentro da polícia desde os tempos em que era considerado um “ herói” em virtude do leque de assassinatos que carregava nas costas, é de se imaginar que ele sabe de muita coisa. Embora o crime de Marielle e Anderson tenha ocorrido em 2018 e ele tenha sido preso em 2019, somente em 2021 ele foi formalmente afastado da PM.

Os prenúncios de suspeitas, até o momento, são de envolvimento, como estimuladores, protetores, acobertadores ou mandantes, de figuras importantes da política carioca, de vereadores da cidade, a deputados estaduais, conselheiros do Tribunal de Contas, Deputados Federais, e até mesmo de gente de degraus mais acima.

Embora o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandovsky, considere que o crime de Marielle e Anderson já está “ elucidado”, faltando apenas detalhes jurídicos para formalização das responsabilidades, sabe-se que ainda teremos algum tempo pela frente para que se conheça a verdade.

Caiu nas mãos do Ministro Alexandre de Moraes, a quem tem cabido as maiores responsabilidades na condução dos casos mais difíceis da atualidade, a tarefa de conduzir agora também esse inquérito de Marielle. O caso foi parar no STF porque há indicação de que algum político do Rio, com fórum privilegiado, está envolvido nos dois assassinatos.

Essas duas próximas semanas serão cruciais nesse processo. E pela maneira eficiente, seria e corajosa com que executa suas tarefas, deveremos ter as coisas melhor esclarecidas. É o mínimo que se deseja.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES