José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Pib do Brasil abate o pessimismo e já cresceu 3,2% em 2023

Este é o terceiro resultado positivo, consecutivo, do indicador em bases trimestrais, feito pelo IBGE.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil neste ano, no acumulado de janeiro a setembro, comparativamente ao mesmo período do ano passado, foi de 3.2%. Esse desempenho do PIB está rigorosamente em consonância com a revisão de previsão feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), publicada em 29 de setembro de 2023, quando passou de 2,3% para 3,3% a estimativa de crescimento para o atual período. Este é o terceiro resultado positivo, consecutivo, do indicador em bases trimestrais, feito pelo IBGE. Em relação particularmente  ao terceiro trimestre do ano, o crescimento, comparado a 2022, é de 2%. Na comparação com quatro trimestres ( de setembro de 2022 a 2023), a alta acumulada é de 3,1%.

Economistas do mercado, especialmente aqueles ligados a bancos, têm visto com alguma surpresa, mas com bastante alívio, o desempenho da economia brasileira refletida pelo crescimento do PIB. Há cerca de um ano, esse setor estimava que o Brasil cresceria nada além de 0,47% (conforme análises publicadas), embora, já em setembro último, esse próprio segmento tenha refeito seus cálculos de previsão para 2,56%. O pessimismo segue sendo derrotado, pois as previsões mais próximas da realidade mostram que o PIB superará os 3% de crescimento, apesar de, neste último trimestre, tenha surgindo algum sinal de desaquecimento da economia.

Nos principais destaques desse trimestre fechado em setembro, tem-se em evidência o aumento das exportações, com 3%, e o consumo das famílias, com crescimento de 1,1%, indicativo de horizontalização da economia, sinal de que mais dinheiro está circulando nas mãos das famílias. O setor da agropecuária, carregado pelo agronegócio, teve uma queda de 3,3% neste trimestre, embora no acumulado do ano apresente uma alta de 8,8%. Houve recuo nas importações, da ordem de 2,1, e o setor industrial deu sinais de recuperação, com um acréscimo de 0,6%.

VEM AÍ UM DESENROLA PARA EMPRESAS

Embalado pelo sucesso alcançado pelo Programa Desenrola, lançado em desenvolvido pelo Ministério da Fazenda junto a bancos e setores empresariais, resultando em benefício direto a cerca de 7 milhões de pessoas que estavam com seus CPFs negativados, o Governo Federal vem aí, em início de 2024, com um novo programa de renegociação de dívidas, na mesma linha desse que foi oferecido a pessoas físicas com rendas até 2 salários-mínimos. O novo Desenrola, dessa vez, será destinado a empresas que estão com dificuldades financeiras no mercado.

Na semana passada, dois representantes do Governo Lula falaram sobre esse Desenrola Empresarial que está sendo montado. Quem primeiro se manifestou foi o Vice-Presidente Geraldo Alckmin, que também é o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, ao falar durante um fórum empresarial em São Paulo. Quem também manifestou essa intenção do Governo foi o Ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, indicando que essa versão voltada ao empresariado deve vir logo no começo de 2024.

Ao relatar a realidade de muitos empresários brasileiros, especialmente aqueles que recorreram a empréstimos bancários com taxas de juros muito elevadas, e ainda vinham de com sequências decorrentes da paralisação de negócios durante a pandemia, Alckmin disse que muitos passam por necessidades inconvenientes e precisam, portanto, de programas que os socorram e voltem a atividades normais. Daí, ele informou que o governo tem avançada a discussão para formatar um programa, na mesma moldagem do Desenrola aplicado às pessoas físicas, para que as empresas possam ser atendidas na renegociação de suas dívidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES