Justiça estabelece que nesta sexta terá lockdown em Teresina

Multa para o prefeito de Teresina é de R$ 200 mil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho 

João Antônio Bittencourt Braga Neto, juiz de Direito respondendo pelo Plantão Teresina-PI, concedeu liminar a pedido da Defensoria Pública do Piauí suspendendo os artigos do decreto do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), que abria o comércio da capital na sexta-feira, dia 19.

O juiz argumentou que já existe jurisprudência do STF determinando que em caso de conflitos de decretos entre gestores estaduais e municipais prevalece o mais restritivo, ou seja, o decreto do governador Wellington Dias (PT) fechando o comércio é o que valerá amanhã. Ou seja, apenas serviços essenciais poderão abrir na capital.

Caso Dr. Pessoa descumpra a liminar, ele pagará multa de R$ 200 mil.

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa - Foto: Divulgação/ Semcom

Clique aqui e confira a decisão

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que a decisão será respeitada, mas afirma que todas as suas ações são tomadas em diálogo com diversas categorias envolvidas, levando em consideração a situação da pandemia na capital e os efeitos econômicos de medidas adotadas.

Confira a nota na íntegra:

Sobre a decisão da justiça estadual que deferiu liminar invalidando a aplicação de decreto municipal que flexibilizava o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19), a prefeitura de Teresina informa que respeitará a decisão soberana do poder judiciário a quem cabe dar a última palavra sobre a adoção de medidas restritivas.

Contudo, a prefeitura reafirma que a existência de decretos estaduais não afasta a competência do município de adequar a legislação à sua realidade local.

O poder executivo municipal ressalta que todas as suas ações são tomadas em diálogo com diversas categorias envolvidas, levando em consideração a situação da pandemia na capital e os efeitos econômicos de medidas adotadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES