Confira alguns temas abordados no primeiro dia de provas do Enem 2023

Os portões dos locais onde cada candidato irá realizar a prova abrem às 12h e fecham, pontualmente, às 13h.

Portões abertos para o 1º dia de aplicação de prova em todo país | Patrick Marques/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ATUALIZADO ÀS 16H15


Segundo professores que já tiveram acesso a prova do 1º dia do Enem 2023, ela apresentou um equilíbrio no nível de dificuldade, incluindo questões de fácil, média e alta complexidade. Em uma dessas questões, foi destacado a presença de termos racistas contextualizado em um cântico da torcida do Fluminense direcionado à torcida do Flamengo, que mencionava  "mulambo imundo".


Além desse tema, as perguntas abordaram uma variedade de tópicos, incluindo:


- Caetano Veloso, com a música "Alegria, alegria"; 

- Paulo Freire e a pedagogia da autonomia; 

- Valorização da identidade indígena; 

- Machismo (com a personagem de "Os Jetsons" sendo vítima de piada preconceituosa); 

- Envelhecimento da população; 

- História da Palestina; 

- Migração de judeus para o Brasil; 

- Espetáculo de dança em que mulheres apareciam sem a parte de cima da roupa; 

- Ditadura militar no Brasil e censura imposta no período; 

- Mudanças climáticas e aquecimento global;

 - Jogos olímpicos;

 - Violência de gênero e racial; 

- Revolução Francesa; 

- A importância dos esportes eletrônicos

ATUALIZADA ÀS 15H30

Estudantes fazem prova sem luz em universidade na Zona Leste de São Paulo

Neste domingo, 5 de novembro, a Enel, concessionária de energia, assegurou que todas as escolas em São Paulo que estão realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm fornecimento de energia elétrica. No entanto, na UniDrummond, localizada na Vila Formosa, na Zona Leste da capital paulista, pais e estudantes estavam extremamente descontentes devido à ausência total de eletricidade na universidade.


Apesar da falta de energia, os alunos entraram nas instalações e a prova começou a ser aplicada.


ATUALIZADA ÀS 14H20


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (5). A prova de redação do Enem requer que os candidatos elaborem uma dissertação em que devem sustentar um ponto de vista.

No primeiro dia do Enem, além da redação, os candidatos também realizam as provas de linguagens e ciências humanas. O exame começou às 13h30, e os candidatos terão até as 19h para concluir as provas.

ATUALIZADA ÀS 13H30

As provas do Enem 2023 já tiveram início. Em breve, descobriremos qual será o tema da redação deste ano. A conclusão da aplicação do primeiro dia está programada para às 19h, de acordo com o horário de Brasília.

ATUALIZADA ÀS 13H00

Fim do prazo! Os portões nos locais de prova do Enem 2023 - Exame Nacional do Ensino Médio foram fechados às 13h. A prova inicia às 13h30 e os candidatos terão 5h30 para resolver as 90 questões do exame e fazer a redação. Cerca de 4 milhões de inscrições foram registradas.

Portões são fechados em locais de aplicação do Enem | FOTO: Pedro Arimateya/MeioNorte

Neste domingo (05), as 45 questões de linguagens (inglês ou espanhol e português) e ciências humanas (sociologia, filosofia e história) serão aplicadas, com a redação. A prova terá 30 minutos a mais devido à redação.

Estudantes correm no último minuto | FOTO: Pedro Arimateya/MeioNorte

ATUALIZADA ÀS 12H38

Lula visita o Inep acompanhado de Paulo Pimenta e Camilo Santana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi, neste domingo (5), ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dia em que é realizado o Enem em todo o país. Esta é a primeira vez que o presidente visita o instituto em dia de Enem. 

"Pode ser que em alguma cidade por conta da chuva, quem sabe no Paraná ou em Santa Catarina tenha algum problema, mas se tiver problema esses meninos e meninas serão beneficiados na outra prova do Enem", afirmou.

Acompanhavam o presidente os ministros Camilo Santana (Educação) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), a primeira-dama, Janja da Silva, e o presidente do Inep, Manuel Palacios. Segundo o Inep, todos os malotes de provas foram entregues no horário e, até a abertura dos portões, não havia sido registrado nenhum problema nos locais de provas.

Lula conheceu a sala de onde o exame é monitorado o Enem | FOTO: Reprodução

ATUALIZADA ÀS 12H28

A Secretaria de Educação do Piauí está distribuindo na porta de quatro grandes polos onde acontecem as provas, kits para os alunos. O pacote contém caneta, chocolate e água, além de uma equipe de psicólogos.

“Nós estamos aqui com um ponto de apoio, distribuindo canetas, de acordo com o padrão exigido, chocolate e água. Estamos com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, fazendo técnicas de relaxamento para os candidatos e uma palavra de incentivo, um abraço, um apoio, encorajamento para que eles consigam fazer uma boa prova e entrem já com as emoções tranquilas”, disse Kelly Sousa da 21º Regional da Seduc.

Inscritos chegam aos locais de prova para o primeiro dia do Enem 2023 - Foto: Pedro Arimateya

ATUALIZADA ÀS 12H26 

Todas as escolas de São Paulo têm eletricidade, diz concessionária

Até sábado, 84 das 308 escolas onde exame será realizado em SP estavam sem energia devido aos ventos fortes e do temporal de sexta-feira. Mas neste domingo (5), a Enel - concessionária responsável pelo serviço, afirmou que "todas as unidades estão com energia, estando conectadas à rede da distribuidora ou por geradores".

Segundo a Enel, até as 6h deste domingo, a energia foi restaurada em um milhão de imóveis, mas a previsão é de que o serviço seja completamente restabelecido somente na terça-feira, dia 7. A empresa italiana é encarregada do fornecimento de energia na capital paulista e na Região Metropolitana, onde os residentes têm relatado estar sem eletricidade por quase 24 horas. 

ATUALIZADA ÀS 12H22 

Inscritos chegam ao locais para primeiro dia de provas | FOTO: Pedro Arimateya/MeioNorte

ATUALIZADA ÀS 12H19 

Na tarde deste domingo (05), começam as aplicações das provas do Enem 2023 - Exame Nacional do Ensino Médio em todo Brasil. Cerca de 4 milhões de inscrições foram registradas, e os candidatos enfrentarão assuntos diversos, como linguagens e ciências humanas, incluindo a redação. 

Os portões dos locais onde cada candidato irá realizar a prova abrem às 12h e fecham, pontualmente, às 13h. Os candidatos que não conseguirem chegar antes do fechamento dos portões não poderão realizar a prova. No próximo dia 12 de novembro, os inscritos irão concluir as provas, com assuntos de Matemática e suas Tecnologias (Matemática) Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Candidatos já se encontram nos locais de prova em Teresina - Foto: Pedro Arimateya

O QUE LEVAR NO ENEM

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep: 

  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
  • RG Digital.

Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O QUE NÃO PODE NO ENEM

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES