1 milhão seguem sem luz na Grande SP; normalização deve ocorrer na terça

O governo paulista está intensificando a pressão sobre as concessionárias para acelerar o processo de restauração dos serviços

Quedas de árvores e imóveis sem luz em SP | Foto: Arquivo pessoal/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo, mais de um milhão de imóveis na Região Metropolitana de São Paulo permanecem sem energia, dois dias após a tempestade que afetou várias cidades do estado. Em todo o estado, a tempestade deixou pelo menos 2,5 milhões de pessoas sem eletricidade. 

A maioria das residências sem luz, representando 84%, encontra-se na área de concessão da empresa Enel, que atende a região metropolitana, onde 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia, de acordo com informações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

Segundo a Enel, até as 6h deste domingo, a energia foi restaurada em um milhão de imóveis, mas a previsão é de que o serviço seja completamente restabelecido somente na terça-feira, dia 7. A empresa italiana é encarregada do fornecimento de energia na capital paulista e na Região Metropolitana, onde os residentes têm relatado estar sem eletricidade por quase 24 horas. 

A segunda maior área afetada, com um contingente de pelo menos 400 mil pessoas sem luz, pertence à concessionária CPFL. Esta empresa atende a 27 municípios localizados no interior e no litoral do estado, incluindo cidades como Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, por exemplo.

A única região do estado onde a energia foi completamente restabelecida pertence à Distribuidora EDP, que opera em 28 municípios nas áreas do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O governo paulista está intensificando a pressão sobre as concessionárias para acelerar o processo de restauração dos serviços, especialmente em locais onde hospitais e serviços públicos de urgência e emergência estão localizados.

O Palácio dos Bandeirantes está ciente de que em algumas partes do estado, a plena recuperação do fornecimento de energia pode levar alguns dias, devido aos estragos causados pela tempestade, que resultou na trágica perda de pelo menos seis vidas no estado.

APLICAÇÃO DO ENEM

Tarcísio de Freitas também anunciou a abertura de um gabinete de crise em coordenação com os Ministérios das Relações Institucionais e da Educação, com o objetivo de monitorar a situação das 308 escolas designadas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, dia 5.

O Palácio dos Bandeirantes está empenhado em assegurar que os estudantes sejam informados com antecedência sobre possíveis alterações na realização do exame, uma vez que uma parte deles pode ter a data do exame transferida para a 2ª Chamada do INEP caso a energia não seja restaurada nessas áreas. Conforme a Enel, das 308 escolas, pelo menos 84 estão atualmente sem energia neste sábado, dia 4. A empresa se comprometeu a fornecer geradores para essas unidades, garantindo assim a realização dos exames.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES