'Enem dos concursos': saiba o que faz um auditor-fiscal do trabalho, cargo com o maior salário inicial

O funcionário tem como responsabilidade fiscalizar o cumprimento das normas trabalhistas, incluindo questões de segurança e saúde no ambiente laboral

Trabalho do auditor-fiscal | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta sexta-feira (19), estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como o "Enem dos concursos". Com mais de 6,4 mil vagas em disputa, o certame apresenta uma variedade de oportunidades, sendo o cargo de auditor-fiscal do trabalho (AFT) um dos mais visados. Com remuneração inicial de R$ 22.921,70, esse posto atrai a atenção de muitos candidatos.

Um diferencial destacado é a aceitação de candidatos graduados em qualquer área de conhecimento, abrindo as portas para profissionais de diversas formações. No total, são 900 vagas em aberto para o cargo de AFT.

Trabalho do auditor-fiscal

O auditor-fiscal do trabalho tem como responsabilidade fiscalizar o cumprimento das normas trabalhistas, incluindo questões de segurança e saúde no ambiente laboral. Além disso, são encarregados de promover condições de trabalho saudáveis, combater o trabalho em condições análogas à escravidão e infantil.

No Brasil, crimes desse tipo ainda persistem, como evidenciado pelo resgate de pelo menos 3.190 trabalhadores de situações análogas à escravidão em 2023, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A mobilização da categoria tem sido evidente, com paralisação dos serviços de fiscalização em 20 estados brasileiros desde segunda-feira (15). A principal reivindicação é a equiparação de benefícios, especialmente o bônus por eficiência, já concedido a auditores da Receita Federal.

Cota

O Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu que 5% das vagas de cada cargo sejam destinadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. No caso dos auditores fiscais do trabalho, das 900 vagas, 675 são para ampla concorrência, 45 para pessoas com deficiência e 180 exclusivas para candidatos negros.

A distribuição das vagas nas unidades de lotação do Ministério do Trabalho ainda não foi divulgada, com a previsão de informação conjunta ao ato de nomeação e convocação dos aprovados.

O período de inscrições vai até 09 de fevereiro de 2024, e o cronograma inclui a aplicação das provas em 05 de maio de 2024, com divulgação final dos resultados prevista para 30 de julho de 2024.

O Ministério da Gestão disponibiliza um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso através do e-mail concursonacional@gestao.gov.br. Para mais informações, o site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES