As doações de sangue no Piauí caíram 30% na pandemia. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, foram registradas 49.480 doações em 2019 e cerca de 40 mil bolsas de sangue em 2020.

No primeiro semestre deste ano, foram registradas 24.187 doações. O Hemopi alerta que é preciso ampliar esse número para atender a população com segurança, já que a instituição é responsável por toda demanda transfusional do estado.

Doações de sangue caem 30% no Piauí com a pandemia (foto: reprodução Instagram do Hemopi)Doações de sangue caem 30% no Piauí com a pandemia (foto: reprodução Instagram do Hemopi)

Como único hemocentro do Piauí, o Hemopi vem tentando chamar atenção para a importância de manter o banco de sangue sempre abastecido, já que é responsável por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada.

No mês de junho, uma campanha do hemocentro atingiu a meta de coletar 4 mil bolsas de sangue em 30 dias. A campanha faz parte de uma ação em alusão ao Junho Vermelho, que comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para chamar atenção dos doadores, foi colocada uma placa gigante em formato de gota, fixada em uma das entradas de acesso à via central da ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte da Avenida Frei Serafim.

Campanha do Hemopi bateu recorde de doação de sangue Campanha do Hemopi bateu recorde de doação de sangue