Atividades ao ar livre não exclui o uso de máscaras, alerta Sesapi

A Divisa elaborou um protocolo específico que propõe medidas às atividades físicas ao ar livre e define algumas responsabilidades.

Avalie a matéria:
Sesapi faz alerta sobre o uso de máscaras durante atividades ao ar livre | (Tarciso Augusto / DP)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As atividades ao ar livre em parques e espaços públicos foram liberadas na segunda feira (27) em todo o Piauí, e, com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), alerta a população para os cuidados durante a prática dessa modalidade.

Com a pandemia do novo coronavírus, uma nova realidade se apresenta e, por isso, é importante a adoção de algumas medidas preventivas para que haja um maior controle da propagação do vírus no estado, e, consequentemente, a redução de pessoas contaminadas com a Covid-19. “É importante que a população se junte às responsabilidades das ações e cumpram as orientações e recomendações dos órgãos de saúde”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

LEIA MAIS:  Vigilância multará em até R$ 500 quem andar sem máscaras em Teresina

Sesapi faz alerta sobre o uso de máscaras durante atividades ao ar livre (Tarciso Augusto / DP)

Para facilitar o entendimento das ações preventivas, a Divisa elaborou um protocolo específico que propõe medidas às atividades físicas ao ar livre e define algumas responsabilidades com vistas ao gerenciamento do risco, entre elas, o uso obrigatório de máscaras faciais durante a prática das atividades. “Durante a prática das atividades ao ar livre deve-se se usar a máscara facial. Recomenda-se que os praticantes dessas atividades tenham a sua disposição uma máscara de reserva, caso ocorra alguma intercorrência, como umidade, sujidades, entre outras”, explicou Tatiana Chaves.

O Protocolo Específico orienta ainda sobre a preferência para a realização das atividades em espaços com pouca movimentação de pessoas, evitando aglomerações e ainda que mantenham o distanciamento de dois metros entre os praticantes de treinos (caminhadas, corridas, alongamentos, circuitos, ciclismo, treinos funcionais, etc.). “São medidas simples que estão ao alcance da população e que, se forem seguidas corretamente, com certeza os benefícios serão grandes e nós teremos menos pessoas sendo acometidas pelo novo coronavírus”, ressaltou a diretora da Divisa.

O documento proíbe ainda o uso de equipamentos de academias em espaços ao ar livre, inclusive em espaços públicos, até que seja feita a liberação gradual, devido ao risco de contaminação cruzada decorrente do compartilhamento de equipamentos. De acordo com o protocolo, esses aparelhos não são de fácil higienização a cada troca de praticante, o que inviabiliza o seu uso neste período.

Vigilância Sanitária aplicará multas em quem não usar máscaras durante atividades (Reprodução)

Cuidados após a prática das atividades

Após a realização das atividades físicas ao ar livre, é preciso também tomar alguns cuidados. O Protocolo Específico para essas atividades recomenda que, antes de entrar em casa, as pessoas devem retirar os sapatos na porta e higienizá-los antes de guardar. Além disso, é necessário fazer a higienização das mãos antes de tocar as superfícies, bem como dos objetos utilizados durante a atividade, como garrafa de água, chaves, bolsas, celular, óculos e equipamentos, como skate, bicicleta, bola, entre outros. Recomenda-se tomar banho e usar roupas limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES