Brasil confirma 6° caso da variante ômicron no Rio Grande do Sul

Mulher está em isolamento domiciliar em Santa Cruz do Sul. Contactantes serão testados.

Brasil registra 6° caso da variante ômicron no Rio Grande do Sul | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus no estado, nesta sexta-feira (3). Um sequenciamento genômico feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) afirma que a infectada é uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a mulher está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município. Os contactantes também serão testados para a doença. A mulher infectada havia tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 e apresentou febre.

Sexto caso da variante ômicron é registrado no Brasil

"Com essa nova variante em circulação, é ainda mais necessário que a proteção seja efetiva, especialmente com uma alta cobertura vacinal", afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As amostras analisadas pelo estado que resultarem positivas e com carga viral suficiente passam por um teste de RT-PCR específico para a identificação de possíveis casos da variante ômicron. Confirmada a suspeita, essa amostra passa por um sequenciamento genético completo para a confirmação, que pode ser realizado no Cevs ou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A variante ômicron tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike", chave que o vírus usa para entrar nas células que é alvo da maioria das vacinas.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES