Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Coronavírus: Piauí tem 224 mortes e casos confirmados passam de 7 mil

De acordo com a Sesapi, sete óbitos foram contabilizados no boletim epidemiológico desta sexta-feira. As vítimas são das cidades de Batalha, Esperantina, Parnaíba, Piripiri e Teresina.

Compartilhe

O Piauí registrou 388 novos casos de pacientes infectados pelo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta sexta-feira (5). Com a atualização dos dados, o Piauí totaliza 7105 casos confirmados de Covid-19. 

Do total de pacientes infectados, 548 que estavam internados estão recuperados e receberam alta hospitalar e 224 morreram. O Piauí já realizou 46. 813 exames para detectar o novo coronavírus. Foram 6991 exames laboratoriais e 39822 testes rápidos. Deste total,  39708 testes deram negativos. 

No balanço anterior, foram registrados mais 15 óbitos 653 novos casos. 

De acordo com a Sesapi, sete óbitos foram contabilizados no boletim epidemiológico desta sexta-feira. As vítimas são das cidades de Batalha, Esperantina, Parnaíba, Piripiri e Teresina.

Veja o boletim: 


Os óbitos mais recentes são de seis homens, moradores de Batalha (78 anos), Esperantina (87 anos), Parnaíba (70 anos), Piripiri (85 anos), Teresina (66 e 77 anos) e uma mulher de Teresina (87 anos). Apenas o paciente de Esperantina não tinha registro de comorbidades.

O número de municípios com casos confirmados é 167. As cidades de Capitão de Campos e Lagoinha do Piauí foram incluídas na lista. No topo está Teresina, que contabiliza 3137 casos. Na sequência, aparecem Parnaíba (800), Barras (225), Picos (214), Campo MAior (203), Esperantina (182), Piripiri (114) e Demerval Lobão (107). Apenas 57 municípios do estado ainda não foram atingidos pela pandemia. 

Dos novos 388 casos confirmados, 179 são do sexo masculino e 209 do sexo feminino, com idades que variam de 1 a 88 anos. Até o momento, 3691 mulheres positivaram para o novo coronavírus no estado.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 559 ocupados, sendo 358 leitos clínicos, 189 UTIs e 12 de estabilização .  Do total de leitos com respiradores existentes (UTI e Estabilização), 53,5% estão ocupados, incluindo capital e interior.

Piauí alinha projeção de leitos antes da retomada

O governador Wellington Dias discutiu sobre a projeção de leitos hospitalares para Covid-19 durante reunião, nesta sexta-feira (05), por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o novo coronavírus; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura; e o secretário de Governo de Teresina, Francisco Canindé.

A projeção irá auxiliar na tomada de decisão para a retomada das atividades econômicas no estado, com protocolos contidos no Pacto pela Retomada Organizada das Atividades Econômicas, que está disponível para consulta pública. A proposta considera o retorno de forma gradual, segmentada e regionalizada como bases estratégicas.

Divu,gação

“Temos três indicadores favoráveis: a queda do número de pacientes com síndromes respiratórias; a queda na taxa de transmissibilidade e ampliação de leitos. Estamos com a expectativa de, até segunda-feira (8), chegarmos quase 500 leitos com respiradores. Pretendemos fazer uma projeção para os próximos 14 dias da ocupação dos leitos clínicos, de UTI e de estabilização, além da projeção de óbitos, com base nos números que temos hoje. Isso é fundamental para a tomada de decisão na retomada das atividades”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Final de semana sem lockdown parcial 

Ao contrário dos últimos dois finais de semana, o Governo do Estado decidiu não implementar o “lockdown parcial” no Piauí neste sábado, 06, e domingo, 07. Isso porque o governador Wellington Dias deve anunciar no próprio sábado um novo decreto a respeito das medidas para combater a disseminação do coronavírus no Piauí. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio de Karnak.

Os decretos que tornaram a quarentena mais rígida nos finais de semana, em especial no domingo, só permitiam o funcionamento de poucos serviços, como postos de gasolina, farmácias e deliverys de alimentação, além da limitação no transporte rodoviário intermunicipal. O resultado foi positivo, com queda nas taxas de circulação de pessoas nas ruas. A expectativa agora é de que o Governo anuncie uma flexibilização gradual.

Resultado de consulta pública

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, consolidou os dados obtidos através da Consulta Pública realizada nesta semana para coletar contribuições da sociedade piauiense quanto ao processo de execução da retomada das atividades não essenciais no estado.

Meio Norte

O Relatório Consulta Pública N° 01/2020 mostrou que das 1.147 contribuições recebidas, a reabertura das atividades não essenciais no Estado do Piauí é favorável para 53,62% (615 pessoas) dos votantes. Já 46,38% (532 pessoas) afirmaram ser desfavoráveis ao retorno das atividades não essenciais.

A maior parte das contribuições (63,88%) vieram do segmento consumidor (pessoa física) e em segundo lugar do segmento Entidade de Classe ou Categoria Profissional (12,78%).




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar