Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Covid-19:Pesquisa estima colapso na saúde e 31 mortes diárias no Piauí

O estudo realizado pela UFPI, em parceria com a Fiocruz, mostra a evolução da doença nos próximos meses no Piauí

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam que o Piauí deve atingir um pico de 23 mortes por dia por Covid-19 em 14 de maio seguindo as condições atuais e até 31 óbitos diários no pior cenário, caso não sejam radicalizadas as medidas de prevenção ao coronavírus.

LEIA MAIS: Decreto é prorrogado no Piauí e toque de recolher será de 22h às 5h

Emídio Matos, professor da UFPI que integra os estudos, destaca que as projeções não são animadoras e que já há registro de colapso no Piauí, já que alguns municípios estão sem vagas de leitos de UTIs. O pesquisador  recomenda medidas mais duras como lockdown, aumento de testagem, abertura de mais leitos de UTIs e campanha de uso de máscaras, evitar aglomerações e medidas de higiene para tentar conter a taxa de transmissibilidade do vírus.

“Nós já registramos no Piauí um colapso em algumas regiões com a falta devagas em leitos de UTI, mas é preciso não só ampliar as vaga, mas ter equipe e insumos. Além de promover um lockdown diferenciado,  fortalecer a rede primária de saúde e fazer rastreio de contato orientando para o isolamento correto, ampliando a vigilância ambulatorial para detectar mutações no Piauí e melhorar a comunicação com a população.”, enfatiza.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ESTUDO COMPLETOCovid-19:Pesquisa estima colapso na saúde e 31 mortes diárias no Piauí - Imagem 1


A avaliação foi feita pesquisadores da UFPI e apresentadas para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).  O levantamento elaborado em parceria com o Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), da Universidade de Washington, também foi apresentado ao governador Wellington Dias (PT), que  se reuniu com o  Comitê de Operações Emergenciais (COE) e anunciou novas medidas restritivas na noite desta quarta-feira (03).

O relatório apontou ainda que o Piauí já enfrenta colapso na saúde na região Norte com tendência de se agravar ainda mais a região “Entre Rios”,  onde fica Teresina. De acordo com os pesquisadores, o Piauí vive o momento mais letal da pandemia.  

Covid-19:Pesquisa estima colapso na saúde e 31 mortes diárias no Piauí - Imagem 2

No pior cenário, segundo as projeções, sem o uso adequado de máscaras por pelo menos 95% da população e sem medidas restritivas, haverá registro de 5.014 mortes com 31 óbitos por dia. Com a população usando máscaras, o índice de mortes cai para 7 mortes por dia.

O Núcleo de Estudo em Saúde Pública da UFPI acompanha a evolução da pandemia desde abril do ano passado. Em todas as projeções, os números indicam tendência de crescimento tanto para novos casos e óbitos.  “É possível observar o momento que compreende a primeira onda dos casos, de junho a agosto de 2020. No fim da série histórica, identifica-se um aumento de novos casos da doença, apresentando uma tendência positiva, com um incremento de 19% quando comparado a 14 dias atrás”, revela trecho da pesquisa.

Covid-19:Pesquisa estima colapso na saúde e 31 mortes diárias no Piauí - Imagem 3

De acordo com o relatório, os casos diários estavam reduzindo até a primeira quinzena do mês de agosto. “Após os eventos das eleições e as festas de fim de ano, verificou-se uma tendência de aumento. Após o dia 13 de fevereiro, os casos começaram a aumentar, após reduções em dias anteriores”, pondera.

O estudo destacou  também que na primeira onda da doença, o estado registrou mortes acima de 25 óbitos por dia. “Ao fim da série histórica, identifica-se um aumento nas mortes pela doença, verificando uma tendência de alta, com incremento de 60% quando se compara 14 dias atrás”, finaliza.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<