Covid: Médica diz que sistema de saúde de Teresina entrou em colapso

A médica afirma que a situação no momento é desesperadora.

saúde | Silvio Avila/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Circula em grupos de WhatsApp, o áudio da médica intensivista Rejane Prestes, falando sobre a situação atual dos leitos de UTIs em Teresina e a situação da pandemia da Covid-19 na capital. De acordo com ela, o sistema de saúde municipal está em colapso.

“A situação aqui em Teresina está caótica, a fila do SUS tem 53 pacientes aguardando leitos de UTI e não tem vaga em lugar nenhum, os 50 leitos do Hospital São Marcos estão lotados, não tem vaga no Prontomed, não tem vaga no Santa Maria”, declarou.

A médica afirma que a situação no momento é desesperadora. “O serviço de saúde de Teresina colapsou, não da para sair de casa, tem que ser instituído lockdown agora, não tem leito, nem no público e nem no privado, a situação está critica, é um negocio desesperador”, desabafou.

“O HGV ia abrir 10 leitos essa semana, abriu ontem e está com 50 leitos porque ontem tinha 39 pacientes na fila, só ontem foram admitidos 11 pacientes lá, tinha 39 hoje pulou para 53, a situação está critica, eu estou pedindo a oração de todo mundo”, falou emocionada a especialista. 

Ontem a rede de saúde do município voltou a registrar um índice de 100% de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. O dado foi confirmado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, nesta terça-feira (09).  

Com o aumento dos casos e consequentemente da demanda de leitos exclusivos a esses pacientes, a FMS está instalando pelo menos 10 leitos em Unidades Básicas de Saúde para atender a população. Além disso, o contingente de UBSs específicas para casos de Covid-19 e de atendimentos de síndromes gripais foi reorganizado devido a 2ª onda em Teresina.

Foto: Silvio Avila/AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES