FMS: Pessoas com comorbidades podem se cadastrar para vacinação

De acordo com a diretora de atenção básica da FMS, Laurimay Caminha, a lista de comorbidades recomendada pelo Ministério da Saúde será seguida em Teresina.

FMS: Pessoas com comorbidades podem se cadastrar para vacinação | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou nesta terça-feira (04), que as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades já podem se cadastrar no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ a partir de amanhã (05), para receberem a dose da vacina contra a Covid-19 em uma sala de vacina.

A FMS divulgará nos próximos dias a estratégia de vacinação para as pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (de 55 a 59 anos), gestantes/puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos) e pessoas com Síndrome de Down (a partir dos 18 anos) para que elas também recebam a vacina contra a COVID-19.

Pessoas com comorbidades podem fazer cadastro para receber vacina contra a Covid-19 (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

De acordo com a diretora de atenção básica da FMS, Laurimay Caminha, a lista de comorbidades recomendada pelo Ministério da Saúde será seguida em Teresina. “Todos tem que ter um documento que comprove a comorbidade (receita, laudo, relatório médico). Na sala de vacinação a pessoa apresenta a cópia do documento que comprove a doença, que ficará com o vacinador. Não vamos nos deter a data, o documento que a pessoa tiver vamos aceitar. A maioria das doenças são crônicas, a pessoa convive com ela. São muito poucas as que são de uma situação pontual”, afirma.

 Confira a lista de comorbidades:

 Pessoas com síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);

– Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);

– Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos;

– Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

Ela esclarece ainda que não serão todas as pessoas que receberão a vacina conforme a idade. “Isso só aconteceu com o grupo idosos. A partir de agora só vão ser contemplados grupos específicos como os com comorbidades, que também serão escalonados por idade. Não vamos continuar vacinando todas as pessoas conforme a idade. Isso só vai acontecer quando o Brasil tiver um plano de vacinação em massa. No momento o país só tem o plano emergencial e ele só prevê vacinação Covid para algumas categorias. A perspectiva do Ministério é para que no segundo semestre os nossos laboratórios tenham autonomia para produzir a vacina sem precisar dos insumos que ainda são importados. Aí quando chegar esse momento é que vai ser produzida a vacina em quantidade e dará para vacinar em massa”, finaliza. 

 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES