Governo rescinde contrato com empresa fabricante da Covaxin

As negociações se tornaram alvos de investigações da CPI da Covid, do MPF, da Polícia Federal e do TCU.

Governo rescinde contrato com empresa fabricante da Covaxin | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Valdo Cruz - G1

O governo federal rescindiu unilateralmente o contrato com a empresa Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, vacina contra a Covid-19.

O anúncio do cancelamento já havia sido feito em julho, diante das suspeitas de irregularidades envolvendo as negociações entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, que intermediou o contrato. Só que, na época, o governo dizia que iria negociar a rescisão. Agora tomou a decisão unilateralmente.

A Covaxin foi a vacina mais cara negociada pelo governo. As negociações se tornaram alvos de investigações da CPI da Covid, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Governo rescinde contrato com fabricante da Covaxin (Foto: Reprodução)

Em julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a autorização de importação da Covaxin. A decisão foi tomada após a Bharat ter informado que a Precisa Medicamentos não tinha mais autorização para representar a empresa indiana no Brasil.

"Foi mais uma vitória da CPI da Covid, que investiga as operações de venda da vacina Covaxin, que tinha intermediários acertados com gente do governo. O contrato foi rescindido, mas as investigações da CPI vão continuar", disse ao blog o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI.

Em depoimento à CPI, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda disse que houve pressão atípica para que a Covaxin fosse comprada pelo governo federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES