João Gabbardo afirma que “os mais ricos” se contaminam em festas

Aumento de 18% no número de internações teria ocorrido principalmente por conta de pessoas que estiveram em confraternizações

João Gabbardo dos Reis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coordenador executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, João Gabbardo dos Reis, atribuiu hoje o aumento no número de internações em decorrência da covid-19 no estado a movimentos das classes A e B.

"Hoje pela manhã, nós tivemos uma reunião com médicos do Centro do Contingência que estão na linha de frente nesses hospitais e percebemos que pessoas com uma condição socioeconômica melhor, das classe A e Classe B, que ficaram em casa, trabalhando em casa, permaneceram mais isoladas, estão saindo, inadvertidamente", disse ele, durante entrevista à CNN Brasil.

Segundo Gabbardo, o aumento de 18% no número de internações, já divulgado pelo governador João Doria (PSDB) teria ocorrido principalmente por conta de pessoas que estiveram em confraternizações.

LEIA TAMBÉM:

- Vacina CoronaVac é segura e induz resposta imune, mostra estudo

Brasil registra 685 mortes por Covid-19 em 24h e total chega a 166.699

Senadora Kátia Abreu testa positivo para a Covid-19

Hospital Albert Eistein tem novo salto de pacientes com Covid-19

"[São pessoas que se] contaminaram em confraternizações, reuniões, festa de casamento. É exatamente nesses locais onde as pessoas bebem, estão sem máscara, conversam e ficam muito tempo em contato.", prosseguiu.

A frase vai na mesma linha do que já havia informado o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, de que a maior parte dos infectados é de adultos das classes A e B, que voltaram para as ruas depois da flexibilização da quarentena.

Em sua fala, Gabbardo apontou uma tendência de comportamento que explicaria parte de como a pandemia se espalhou pelo país.

''A primeira vez da epidemia [no Brasil, em março] começou com pessoas que estavam voltando de outros países, via aeroportos. Agora, o que estamos percebendo é que essas pessoas estão saindo para confraternizações. É tudo o que o vírus precisa para atacar a nossa população."

Ex-número dois do então ministro Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, Gabbardo afirmou que autoridades que fizeram pouco caso da covid-19 devem um pedido de desculpas ao brasileiro.

João Gabbardo dos Reis é coordenador executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo Foto: Marcelo Casal Jr.- Agência Brasil 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES