Pesquisa: CoronaVac é capaz de dobrar anticorpos em quem já teve Covid-19

O estudo também revelou que a vacina é capaz de multiplicar em 4,4 vezes o nível de imunoglobulina IgG.

Vacina CoronaVac é capaz de dobrar anticorpos em quem já teve Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina CoronaVac foi apontada por pesquisadores da Universidade Médica de Chongqing, na China,  como sendo capaz de dobrar os anticorpos neutralizantes nas pessoas que já tiveram Covid-19. O estudo também revelou que a vacina é capaz de multiplicar em 4,4 vezes o nível de imunoglobulina IgG. 

Os resultados preliminares da pesquisa, feita com 85 pacientes recuperados da Covid-19, foram divulgados na Cell Discovery, publicação que faz parte do grupo britânico Nature. Os participantes do estudo tinham entre 3 e 84 anos e tinham contraído a doença, em sua maioria, no início de 2020.

Estudo aponta eficácia da CoronaVac em pessoas que já tiveram a doença | FOTO: Divulgação

De acordo com os resultados, o nível de anticorpos neutralizantes (que são responsáveis por combater uma eventual reinfecção pelo SARS-CoV-2),  entre as pessoas que tiveram Covid-19, era de 36 um dia antes da primeira dose e subiu até atingir 108, duas semanas após a segunda dose. No grupo de controle, esse indicador alcançou 56 - o que significa dizer que  a quantidade de anticorpos neutralizantes gerados pela vacina em quem já havia se contaminado com Covid-19 foi o dobro na comparação com quem não havia tido a doença.

Entre os convalescentes, o nível da imunoglobulina IgG, que era de 3,68 um dia antes da vacina, subiu para 47,74 duas semanas após a segunda dose de CoronaVac. É uma quantidade 4,4 vezes superior ao nível de 10,81 detectado no grupo controle. 

Por outro lado, ao longo dos 12 meses de acompanhamento dos 85 pacientes analisados, os níveis dos anticorpos neutralizantes diminuíram de 631, no fim do primeiro mês, para 84 no último mês. No caso da imunoglobulina IgG, o indicador caiu de 28,6 para 7,2 no mesmo período.

A vacina

A CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, é uma das vacinas produzidas no mundo para combater a Covid-19 e no Brasil, é fabricada pelo Instituto Butantan.

Com informações da Agência Brasil 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES