Piauí receberá 16.380 doses da vacina da Pfizer nesta terça (11)

O imunizante será aplicado apenas em Teresina e destinado ao grupo de pessoas com comorbidades

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vai receber nesta terça-feira (11), um lote com 16.380 doses da vacina produzida pela farmacêutica americana Pfizer, segundo informações do governador Wellington Dias (PT). Essa é a segunda remessa do imunizante que chega ao estado. Na última segunda-feira (3), o Piauí havia recebido 5.850 doses da mesma vacina. A remessa foi aplicada como primeira dose em pessoas com comorbidades em Teresina.

A nova carga de imunizantes da Pfizer será utilizada para continuar a vacinação da primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, que estão na nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí. O Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira (10), a distribuição de mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech.

"A orientação é do próprio Ministério da Saúde, para que se evite prejuízo no acondicionamento das vacinas. Seguimos em frente com muito trabalho combatendo a Covid-19", destacou o governador. O Ministério da Saúde orienta que se faça a vacinação em até 5 dias após as vacinas estarem na temperatura de 2° a 8°graus. O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer é de 21 dias.

Piauí vai receber mais de 16 mil novas doses da vacina da Pfizer - Foto: Divulgação/Sesapi

Logística de distribuição

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que possuem particularidades diferentes dos demais insumos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C. Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 Capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

Ministério da Saúde vai distibuir 1,12 milhão de doses da Pfizer a partir desta segunda (10/05)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES