Presidentes da Câmara e do Senado cobram Pazuello sobre vacinação

Lira e Pacheco querem saber o cronograma de produção e de envio de vacinas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan.

Presidentes da Câmara e do Senado cobram Pazuello sobre vacinação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviaram nesta terça-feira um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cobrando explicações sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19. Lira e Pacheco questionam se o cronograma apresentado na semana passada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, está mantido e pedem explicações caso ele tenha sido alterado.

No ofício, eles citam a "urgência que nos impõe a pandemia", devido à "crescente taxa de óbitos por dia", pedem para a resposta ser enviada em até 24h, para que a Câmara e o Senado "possam adotar as providências cabíveis no combate à pandemia".

Caso tenha havido alteração, os dois pedem a apresentação de um novo calendário de vacinação e questionam as razões para as alterações. Lira e Pacheco também querem saber "os principais obstáculos enfrentados neste momento para que o cronograma vigente seja cumprido".

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Marcos Brandão/Senado Federal 

Os presidentes da Câmara e do Senado também querem saber o cronograma de produção e de envio de vacinas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan. Eles ainda questionam sobre a aquisição de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) e perguntam se há risco de falta de insumos e quais os entraves que o ministério tem encontrado na aquisição de importação.

Lira faz 'apelo' a China

Também nesta terça-feira, Arthur Lira enviou uma carta ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Nela, faz um "apelo" para que os chineses "tenham um olhar amigo, humano, solidário e nos ajudem a superar a pandemia, oferecendo os insumos, as vacinas, todo o apoio que este grande parceiro da China precisa neste grave momento".

Após atritos do governo federal com a China, e com Wanming em particular, Lira afirma que "o governo brasileiro não é apenas o Executivo, mas também o Legislativo e o Judiciário" e que, como presidente da Câmara, "gostaria de reafirmar os compromissos permanentes com o governo da República Popular da China".

"Faço esse apelo para que salvemos vidas de brasileiros, brasileiros que alimentam e salvam vidas de chineses com nossa produção agrícola", escreve Lira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES