Saiba como o Pilates pode ajudar na recuperação de pessoas com Covid-19

Exercícios de Pilates podem auxiliar na reabilitação de pulmões afetados pela Covid-19

Pilates | Shutterstock / Sport Life
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Exercícios de Pilates podem auxiliar, e muito, na reabilitação de pulmões afetados pela Covid-19, afinal, a respiração é um dos princípios básicos que regem a filosofia do Pilates, que é trabalhada de uma forma tridimensional.

A caixa torácica é empurrada para o lado e para trás com a ação do diafragma e dos músculos intercostais e os músculos abdominais e do assoalho pélvico mantêm-se contraídos.

Pilates pode ser aliado na recuperação de pessoas com Covid-19 (Foto: Shutterstock / Sport Life)

O ideal é que ao sentir os primeiros sintomas da Covid-19, já iniciar os exercícios de respiração utilizados na técnica, que podem ser realizados on-line com auxílio de um profissional qualificado e, como toda a reabilitação, devem ser feitos pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, fazendo com que a pessoa respire de forma mais funcional e harmônica.

"É necessário fazer uma avaliação técnica e respeitar a condição do paciente, mas sim, é possível fazer os exercícios on-line mesmo enfermo e em isolamento. Com os exercícios de Pilates usando técnicas de respiração adicionais da fisioterapia e de consciência corporal, conseguimos ampliar a capacidade da caixa torácica e os músculos auxiliares da respiração. Dessa forma temos resultados mais eficazes", explica Natália Lima, instrutora do método e terapeuta holística.

Método pode ser usado por qualquer pessoa

A cada dia a pessoa vai sentir uma leve melhora e a recuperação já é bem perceptível a partir da primeira semana. O método também pode ser feito por quem nunca fez `Pilates ou mesmo quem não tem o hábito de fazer exercícios físicos.

"Inicialmente, são utilizados exercícios de respiração usando apenas os braços e, durante a melhora, entram os grandes músculos, como o quadríceps, o que ajuda a aumentar a capacidade de oxigenação do corpo", diz a instrutora.

Jackson Andrade, que trabalha com Pilates, conta que durante o tempo que esteve com a doença perdeu 70% da capacidade pulmonar e, já no hospital onde estava internado, utilizou a técnica da respiração de Pilates on-line com a Natália, o que resultou em uma melhora bem mais rápida.

"No primeiro dia internado, já iniciei os exercícios, a cada movimento, era uma crise de tosse. Na semana seguinte, já consegui fazer uma sequência inteira e, daí para frente, a cada dia, só melhoras", relata ele.

Reabilitação

Natália está fazendo reabilitação em vários alunos que tiveram a Covid-19.  "É impressionante a mudança sentida, todos estão tendo uma nítida e rápida mudança, tanto na respiração, como na sensação de cansaço, tonturas, entre outros sintomas pós-Covid, ou seja, uma grande melhora na qualidade de vida", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES