Sem registro, Anvisa manda recolher autoteste de covid-19 em farmácias

Apesar de terem sido aprovados na última sexta-feira pela diretoria do órgão, os autotestes só poderão ser vendidos após serem registrados na Anvisa.

Sem registro, Anvisa manda recolher autoteste de covid-19 em farmácias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mandou recolher hoje o autoteste de covid-19 "meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva" nas redes Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco e Raia Drogasil, porque o produto ainda não está tem registro na agência. A resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União. As informações são do UOL

Apesar de terem sido aprovados na última sexta-feira pela diretoria do órgão, os autotestes só poderão ser vendidos após serem registrados na Anvisa. Até o momento, não há nenhum produto regularizado para usuários leigos.

Teste Covid-19 (Imagem: Getty Images)

 Na última quarta-feira, a agência já havia determinado o recolhimento desse mesmo teste na Drogaria Pague Menos. O kit de teste meuDNA PCR-Lamp é vendido nas farmácias ao menos desde janeiro de 2021, por preços que vão de R$ 130 a R$ 170. 

Os compradores podiam coletar a própria saliva em casa e levar a um posto de entrega ou solicitar a retirada do material. O resultado ficava pronto em até 24 horas, de acordo com o site do fabricante.

Alguns laboratórios também oferecem o teste pelo método PCR-Lamp, mas a decisão da Anvisa não os afeta. O UOL entrou em contato com a Anvisa para verificar se a agência já recebeu algum pedido para regulamentação de autotestes. Quando houver resposta, o texto será atualizado.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES