Sesapi recebe nota técnica do Ministério sobre dose de reforço da vacina

Na nota, são citados aqueles acima de 70 anos e os indivíduos com alto grau de imunossupressão por apresentarem menor proteção pelo esquema padrão de vacinação.

rtu | er
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu Nota Técnica do Ministério da Saúde sobre a administração de dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 para a população, especialmente para grupos de maior vulnerabilidade. Na nota, são citados aqueles acima de 70 anos e os indivíduos com alto grau de imunossupressão por apresentarem menor proteção pelo esquema padrão de vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes.

O Ministério considera que essa parcela da população continua sendo a que é mais acometida das formas graves da Covid-19 com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações e óbitos. Por isso, a necessidade de uma dose de reforço. A decisão foi tomada após ampla discussão na Câmara Técnica em Imunização da Covid19 (CTAI COVID-19).

A Nota Técnica explica que a dose de reforço será administrada a partir do dia 15 de setembro de 2021 preferencialmente com a vacina da Pfizer. De maneira alternativa, vacinas da Janssen ou Astrazeneca. As pessoas com mais de 70 anos devem tomar a dose de reforço seis meses depois da última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Os imunossuprimidos vão receber a dose de reforço com um intervalo de 28 dias depois que tomaram a segunda dose ou dose única.

Com o avanço da vacinação nas demais faixas etárias, a depender da evolução da epidemia no país, bem como o surgimento de novas evidências científicas, a administração de doses adicionais para outros grupos poderá ser considerada. 

Sesapi recebe nota técnica do Ministério da Saúde sobre dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

São consideradas imunossuprimidas as pessoas com Imunodeficiência primária grave; que estão fazendo quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4; que usam corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; que usam drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise;- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto o Piauí estava apenas aguardando a confirmação do Ministério sobre essa dose de reforço. “A confirmação do Ministério é baseada em informações técnicas científicas. O Piauí está preparado e à medida em que for recebendo as vacinas vai iniciar esta terceira aplicação”, diz o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES