Testes para covid devem ser agendados e somente em casos graves, diz FMS

Agendamentos devem ser realizados através de um site que está sendo finalizado para atender à população.

Testes para covid devem ser agendados e somente em casos graves, diz FMS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou, nesta sexta-feira (28), que a partir da próxima semana, os testes para a Covid-19 em Teresina serão realizados somente através de agendamento. Além disso, apenas casos com sintomas graves devem ser testados. 

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a medida foi tomada devido ao baixo estoque de testes na capital. Em média, cerca de oito mil testes têm sido realizados por semana, o que pode ocasionar na insuficiência de testagem para a população nas próximas semanas.

Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque (Foto: FMS)

"Nós recomendamos que todo paciente sintomático ou não mantenha o uso da máscara, lavagem das mãos, uso de álcool e o distanciamento. Se tiver sintomas gripais, redobra esse cuidado, porque não vamos ter a quantidade de testes na rede pública nem na rede privada para fazer em todo mundo. Então, os testes serão destinados aos casos mais graves", afirma o presidente da FMS.

Em relação aos sintomas, Gilberto Albuquerque esclarece que casos como dor de cabeça e corpo mole são considerados leves. Casos como náusea e mal estar são considerados moderados. Já se o paciente apresentar febre alta e tosse, pode se tratar de um caso grave e deve realizar o agendamento de um teste e receber o atendimento médico.

A assessoria da FMS informou que os agendamentos devem ser realizados através de um site que está sendo finalizado para atender à população. O link será divulgado quando pronto, para encaminhar os pacientes até o local de testagem.

Testes para covid devem ser agendados e somente em casos graves (Foto: FMS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES