Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Wellington Dias descarta lockdown no Piauí e fará retomada no dia 06

O governador indicou novas medidas em transmissão ao vivo na quinta-feira, 25 de junho, dentre as quais está a multa para quem não usar máscara.

Compartilhe

Em transmissão ao vivo realizada nesta quinta-feira, 25 de junho, o governador Wellington Dias anunciou novas medidas restritivas para  evitar a disseminação da Covid-19 no Piauí, dentre as quais está ponto facultativo na sexta, sábado e domingo; e a multa para quem não usar máscara nos ambientes públicos. O lockdown, porém, não será decretado.

"Diante  disso, adotamos juntos num entendimento que me envolveu, o prefeito Firmino Filho, medidas que de lado trazem esperança e de outra muita responsabilidade, para ter segurança neste momento que nos aproximamos do pico no Piauí, para  garantir um bom resultado no final de decreto no dia 06 de julho, estamos determinando que nesta sexta, sábado e domingo ponto facultativo para que tenhamos uma colaboração do próprio setor público, de outro lado garantir maior restrição em relação aos serviços essenciais, porém podermos ter uma forma de reduzir transmissibilidade", disse. 

Reprodução/ Youtube

O governador sintetizou para a importância da fiscalização no processo,  e a participação efetiva de toda a sociedade para que a retomada da economia se dê no menor tempo possível. 

"Chegamos a tratar da proposta do lockdown, mas o que vimos é uma dificuldade no regramento brasileiro, porém estaremos colocando todo o esforço do Estado, serão 3,2 mil pessoas, e  com isso garantir as condições ideais para que possamos poder cortar a transmissibilidade do novo coronavírus, garantir as condições de mais leitos, reduzindo a ocupação e o óbito, diante disso estou adotando a medida seguindo o Congresso da obrigação de máscara e também daquelas pessoas que teimam andar em espaços públicos sem usar máscara, da aplicação da multa; também estamos com um grupo de trabalho que prossegue junto com empresários e trabalhadores mediando para que tenhamos as condições de protocolos; e com isso já poder anunciar que a gente alcançando o objetivo neste final de semana, já no dia 06 de julho tenhamos a liberação com a retomada já citada, e a cada quinze dias ter as novas etapas, possibilitando que no mês de agosto possa ter condições da liberação da área da educação.  Estamos trabalhando com a possibilidade de em alguma localidade onde teve efeito colateral dar um passo para trás", comentou.


Prefeitura de Teresina vai aplicar testes antígenos 

A Prefeitura de Teresina está adquirindo 33 mil testes rápidos de antígenos para Covid-19. Trata-se de novo tipo de testagem que permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissão do coronavírus, e garantir o isolamento precoce do paciente. Depois de coletada a secreção do nariz do paciente, o resultado sai em até meia hora.

“Sabemos que a testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque podemos identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

O teste rápido de antígeno consegue detectar a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. “A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolveu um protocolo para regulamentar o seu uso na rede de saúde ”, explica a coordenadora do COE da FMS, Wesllany Santana.

LEIA MAIS: Piauí registra 12 novas mortes por covid-19 e casos ultrapassam 17 mil

LEIA MAIS: Piauí avança nos protocolos e caminha para reabertura segura

LEIA MAIS: Teresina registra 313 novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas








Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar