Astrônomos encontram o que pode ser o primeiro asteroide quádruplo; confira

Equipe de três cientistas descobriu uma terceira lua que orbita o raro asteroide 130 Elektra

Avalie a matéria:
asteroide | REPRODUÇÃO/ASTRONOMY & ASTROPHYSICS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três astrônomos descobriram o que pode ser o primeiro asteroide quádruplo conhecido no Sistema Solar. Anteriormente, foi descoberto que o asteroide 130 Elektra tinha duas luas, mas, agora, uma terceira lua pode ter sido encontrada. 

O Elektra, localizado em 1873, entre Marte e Júpiter, completa uma órbita do Sol a cada cinco anos. A primeira lua do asteroide foi descoberta em 2003 e, em 2014, a segunda foi constatada. 

O astrônomo Anthony Berdeu e colegas usaram imagens do Very Large Telescope (VLT) no Chile para observar mais de perto o Elektra. Foi assim que encontraram evidências de uma terceira lua.

Trio de astrônomos descobriu o que pode ser um asteroide quádruplo. (Foto: REPRODUÇÃO/ASTRONOMY & ASTROPHYSICS)

Berdeu disse ao jornal americano The New York Times que a equipe está bem confiante em que o 130 Elektra seja o primeiro asteroide com três luas. "É bem emocionante", completou.

De acordo com o trio de astrônomos formado por Anthony Berdeu, Maud Langlois e Frédéric Vachier, a terceira lua seria um pouco menor do que as outas duas, com 1,5 km de diâmetro, e a cada 16 horas gira em torno do asteroide.

Os resultados da pesquisa foram publicados nesta terça-feira (8) na revista Astronomia e Astrofísica (Astronomy & Astrophysics, em inglês). De acordo com a publicação, embora sejam necessários mais dados, a nova descoberta torna o 130 Elektra o segundo sistema mais rico entre os pequenos corpos do Sistema Solar. Ele é superado apenas por Plutão e suas cinco luas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES