Bucho de cerveja: mas é verdade que beber demais aumenta a barriga?

Esse processo de engordar, que atinge especialmente homens com mais experiência na área, digamos assim, é uma das maiores consequências da vida regada a cerveja.

cerveja | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bucho de cerveja é encarado de duas formas por muitos bebedores: há quem tenha medo de criar barriga por ter hábitos alcoólicos regulares e quem encare a gordura extra como marcas e histórias de "guerra" na mesa de bar.

Esse processo de engordar, que atinge especialmente homens com mais experiência na área, digamos assim, é uma das maiores consequências da vida regada a cerveja, e o maior responsável por isso é exatamente o que diferencia esse líquido de outras bebidas: o álcool.

Apesar de uma long neck (355 ml) ter fatores nutricionais de apenas 150 calorias em média, o consumo em excesso em um curto intervalo, normalmente praticado por pessoas que frequentam bares, restaurantes e encontro com amigos, pode causar sérios danos ao sistema digestivo, congestionando a "fila de espera" dos alimentos que estão "aguardando" para ser quebrados. 

Isso ocorre porque o corpo para de queimar gordura quando detecta álcool, já que cerca de 20% da substância entra na corrente sanguínea para ser metabolizado pelo fígado.

 Bucho de cerveja é questionado por várias pessoas que consomem a bebida. (Foto: Reprodução)

Dessa forma, o organismo passa a se concentrar em eliminar o álcool e subprodutos, como acetato e etanal, enquanto produz o derivado acetil-CoA, uma forma alternativa de gordura intermediária. Assim, ao mesmo tempo que petiscos, por exemplo, não são processados e alimentos não digeridos anteriormente entram em uma espécie de hiato digestivo, há um ganho potencial de peso com a combinação de gorduras e carboidratos.

Como o corpo é capaz de processar uma quantidade finita de álcool por hora (de 15 a 30 mililitros), quanto mais se bebe em curto tempo, mais o organismo demora para dar entrada aos alimentos pesados, aumentando, consequentemente, o acúmulo de pendências e resultando em mais tempo para liberar acetil-CoA e consumir todas as moléculas de sobrecarga.

Frequência em homens adultos

O que já é uma má notícia para os bebedores de cerveja torna-se ainda pior para homens acima de 30 anos, principalmente por terem menos gordura subcutânea — o que favorece o inchaço abdominal — e metabolismo mais lento, causando a redução no tempo de queima calórica. 

Excesso de cerveja pode trazer graves complicações de saúde. (Foto: Adobe Stock - Reprodução)

Hábitos vorazes envolvendo cerveja (e cigarro) podem trazer sérias complicações de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e pressão alta, assim faz-se necessária uma reeducação na rotina para contornar o acúmulo de gorduras abdominais.

Logo, praticar regularmente atividades físicas, investir em uma dieta balanceada durante a bebedeira (evitar comidas gordurosas) e tomar cerveja com moderação são atitudes imprescindíveis para quem quer viver de bem com o corpo e saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES