Cinco benefícios da amamentação comprovados cientificamente - 5. Antídoto para a depressão

O aleitamento materno traz diversos benefícios à saúde da mãe e do bebê: entre eles, reforço da imunidade da criança e prevenção à depressão pós-parto - 5. Antídoto para a depressão

Slide 5 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

5. Antídoto para a depressão

Estudos mostram que as mulheres que amamentam são menos propensas a desenvolver depressão pós-parto, condição que aflige 15% das mamães. A amamentação provoca mudanças hormonais, como o aumento da produção da ocitocina, hormônio que age nas regiões cerebrais responsáveis por estimular o cuidado maternal, a criação de laços entre mãe e filho e a sensação de relaxamento.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada desde 1992 entre os dias 1º e 7 de agosto, é uma campanha da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), com ações de conscientização em 120 países e 14 idiomas. Em 2020, o tema central é “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”, chamando a atenção para a relação entre amamentação, meio ambiente e mudanças climáticas.

 A WABA foi formada a partir da Declaração Innocenti, documento elaborado em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A declaração busca estimular políticas públicas para promover e apoiar a amamentação, que tem seus benefícios para mãe e bebê (e o mundo) cada vez mais reconhecidos pela ciência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES