Conheça o axolote: a salamandra sensação da internet que está em extinção

Ao contrário de outros anfíbios, ele não abandona a fase larval depois de adulto. Isso faz com que preserve características comuns às larvas, como a cauda e as brânquias.

salamandra | Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você fica horas nas redes sociais, é provável que já tenha visto uma foto ou vídeo de um axolote. Trata-se de uma simpática salamandra mexicana que parece estar sempre sorrindo.

Em um mundo que ama emojis e rostos expressivos, não é surpresa para ninguém que esse animalzinho esteja se convertendo em uma espécie de celebridade da web. Contudo, a fama não está livrando esse anfíbio de ter um futuro terrível: seu desaparecimento na natureza.

Por quê os axolotes estão desaparecendo no México?

O axolote é uma espécie curiosa de salamandra. Ao contrário de outros anfíbios, ele não abandona a fase larval depois de adulto. Isso faz com que preserve características comuns às larvas, como a cauda e as brânquias.

(Foto: Pixels)

Por serem animais aquáticos, os axolotes são muito sensíveis à qualidade da água. Como você deve supor, isso é um problema para a maioria das espécies aquáticas que vivem nos canais e lagos da Cidade do México, uma das maiores metrópoles do planeta.

Além do esgoto, as águas da cidade ainda recebem resíduos de pesticidas e fertilizantes usados na agricultura. Para completar o problema, espécies de peixes não nativas foram introduzidas aos lagos mexicanos, desequilibrando a cadeia alimentar. Para essas espécies, os axolotes são presas perfeitas.

O resultado desse cenário pouco amigável é uma drástica queda populacional dos axolotes na natureza — e esse é um problema antigo. Dados publicados pelo Yahoo News!  mostraram que, em 1998, havia 1.500 axolotes por milha quadrada. Em 2008, esse número caiu para apenas 25.

Em 2014, o aparecimento do animal no lago Xochimilco, na capital mexicana, foi celebrado e se tornou notícia mundial. Isso porque os únicos ambientes naturais que podem servir de habitat para esses animais são os lagos mexicanos.

Axolotes vivem aos montes em lojas de animais e laboratórios

Bem, como vimos, viajar para a Cidade do México não é uma boa ideia se o seu objetivo é ver um axolote. Nesse caso, você tem duas opções: ir a uma loja de animais ou visitar um laboratório em alguma universidade que estuda regeneração de membros.

(Foto: Pixels)

Como o axolote se converteu em uma espécie popular de pet de estimação, não é difícil comprá-lo, inclusive, pela internet. Contudo, isso não anima os cientistas que estudam o animal. Em primeiro lugar, porque a ausência de axolotes nos lagos mexicanos é um triste indicador da alta poluição das águas — um problema que afeta várias espécies, inclusive a humana.

Em segundo lugar porque esse bichinho pode conter respostas sobre um tema muito interessante: a regeneração de membros. O axolote consegue regenerar completamente seus membros, espinha e até partes do cérebro. Por isso, ele pode contribuir para avanços na medicina — mas isso, é claro, só se a fama lhe garantir a sobrevivência na natureza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES