Dentista cria dieta que protege os dentes e emagrece

Monodieta Cósmica se baseia nos 7 dias de criação do mundo

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O início da digestão é marcado pela mastigação, onde há a transformação de grandes partes de alimentos em pedaços menores, que juntamente com a produção de saliva os prepara para que possam ser digeridos no estômago.

Com objetivo de preservar a natureza humana e seu processo digestivo, o cirurgião dentista Rogério Pavan, em parceria com o Doutor Ernesto Furlan, idealizou a Monodieta Cósmica, uma dieta simples, que pode ser realizada com facilidade e ainda trazer muitas vantagens tanto para o corpo como para a dentição.

Baseada nos 7 dias de criação do mundo para compor a alimentação da semana, a Monodieta é uma alternativa que contempla o perfil de dentição do homem, que é muito privilegiada, pois agrupa dois tipos de dentes – carnívoros e herbívoros – que atuam no processo de mastigação, que quando feita de forma rápida e urgente, não auxiliam o processo de digestão que começa pela boca.

“Utilizada para casos de desintoxicação e até mesmo de emagrecimento, essa alternativa defende que o correto é beber os sólidos e mastigar os líquidos, ou seja, transformar os sólidos e os líquidos em pastosos. É muito importante que se mastiguem os líquidos, pois só assim é possível que a enzima da saliva atue; além do mais, todo o processo de salivação nada mais é que um preparo do alimento para que este possa ser mais digerido no estômago e no intestino delgado. Além disso, a mastigação de forma correta traz benefícios na musculatura da mandíbula e previne distúrbios e alterações na arcada dentária”, explica doutor Pavan, que há mais de 25 anos estuda a arcada dentária e sua relação com o equilíbrio físico, energético e esquelético do corpo humano.

Seguindo os princípios naturais a dieta privilegia um tipo de alimento de cada vez para que cada nutriente atue de forma plena no organismo.

Confira:

1º Dia: A dieta traz a ingestão dos minerais, que seriam as raízes, o princípio de qualquer vegetal na terra. Nesta primeira fase entram alimentos como mandioca, cenoura, batata, rabanete, batata-doce, gengibre, mandioquinha, beterraba e muitos outros que representam a vitamina A.

2º Dia: É hora do consumo de vegetais, os caules, compostos pelo repolho, couve-flor, o brócolis, o salsão, a acelga, o palmito, erva-cidreira, que seriam a vitamina B.

3º Dia: Entram todos os tipos de folhas, sendo a maioria de cor verde escura, como o almeirão, a rúcula, a alface, o agrião, o espinafre, a couve, hortelã, erva-mate, boldo-do-chile, etc, que seriam a fotossíntese, fonte de oxigênio.

4º Dia: No momento que o vegetal está adulto, vai produzir as sementes, os grãos e as frutas, sendo as mais conhecidas o arroz integral ou branco, feijão, o grão-de-bico, lentilha, ervilha, milho, laranja, maçã, pera, banana, mamão, melão, frutas em geral, que seriam as fontes de vitamina C.

5º Dia: Entram os peixes e frutos do mar, que seriam as vitaminas D. Como complemento a eles podem consumir também amêndoas e nozes. Exemplo: filé de pescada, camarão, polvo, badejo, pintado, lulas, mariscos, cação, avelãs e castanhas.

6º Dia: É a vez das carnes brancas ou vermelhas, fontes de aminoácidos, entram a carne de vaca, de porco, de galinha, de cabrito, de carneiro, etc.

7º Dia: Deve-se fazer jejum apenas com água, pois para a criação, o sétimo dia é o do descanso; portanto, deve-se descansar o organismo. Em caso de fome alimentar-se de sucos ou chás.

Pode-se tomar água em abundância, mas não é permitido beber café pela manhã nem durante o dia, a não ser quando este fizer parte da dieta, como acontece no dia dos grãos.

Devem-se utilizar os temperos básicos, como azeite, sal, vinagre ou limão para temperar as saladas.

Pode-se comer a quantidade que desejar, desde que dos alimentos permitidos no dia.

É muito importante que se mastiguem bem os alimentos e em hipótese alguma deve-se fritá-los.

“Vale ressaltar que a Monodieta Cósmica é uma dieta esporádica e que deve ser feita a cada 2 meses”, finaliza o especialista.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES