Dia de São João: Entenda a origem da data comemorativa de 24 de junho

O dia celebra o nascimento do santo que batizou Jesus Cristo nas margens do rio Jordão

São João Batista | Juca Sá
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

24 de junho é um dia de celebração para muitas pessoas ao redor do mundo, especialmente para aqueles que seguem a tradição cristã. Nessa data, é comemorado o Dia de São João, um dos santos mais populares dentro do calendário religioso. A origem dessa data remonta a eventos históricos e está associada às festividades juninas no Brasil. Mas quem foi São João?

Segundo relatos bíblicos, São João Batista foi um profeta que viveu no primeiro século d.C. e desempenhou um papel crucial na preparação para a vinda de Jesus Cristo. Ele era parente de Jesus, com suas mães, Maria e Isabel, primas.

São João Batista ganhou destaque por sua mensagem de arrependimento e renovação espiritual, além de seu batismo nas águas do rio Jordão. Sua função era anunciar a chegada do Messias a Jesus e exortar as pessoas a se arrependerem de seus pecados.

Embora São João Batista seja considerado um dos principais santos da tradição cristã, ele não buscava ocupar o lugar de Jesus. Pelo contrário, ele reconhecia a superioridade de Jesus e, quando Jesus começou sua própria pregação, São João se afastou para dar lugar a ele.

Sua vida teve um fim trágico. Ele foi preso a mando de Herodes Antipas, um governante da região, e logo depois decapitado a pedido de Salomé, filha de Herodes. Esse martírio reforçou a devoção e o reconhecimento de São João como santo e mártir.

Por que acender fogueiras no São João?

Por que acender fogueiras no dia 24 de junho? (Foto: Pernambuco News)

Uma das principais tradições das festividades juninas é o acendimento de fogueiras em homenagem a São João. Essa prática remonta a antigas tradições e carrega diversos significados simbólicos.

Em muitas culturas ao redor do mundo, as fogueiras eram acesas como forma de afugentar os maus espíritos e purificar o ambiente. O fogo também é associado à luz que afasta as trevas.

As fogueiras tem uma conexão com a época do solstício de verão, que ocorre no hemisfério norte por volta do dia 21 de junho. Essa data marca o início do verão e é celebrada com fogueiras como uma forma de exaltar a luz e a energia solar.

No Brasil, a tradição das fogueiras foi assimilada pelas festividades juninas trazidas pelos colonizadores portugueses. As fogueiras se tornaram símbolos de calor, união e alegria e reúnem pessoas ao redor do fogo para cantar, dançar e compartilhar momentos de confraternização.

Além do aspecto festivo, há também uma história associada às fogueiras de São João. Segundo a tradição, a mãe de São João Batista, Isabel, teria acendido uma fogueira para sinalizar o nascimento de seu filho e pedir ajuda a Maria, mãe de Jesus. Essa história reforça a ligação entre a fogueira e o nascimento de São João, um elemento de conexão entre as figuras religiosas.

Oração de São João

Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhum maior que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.

Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES