SEÇÕES

É a treva! Saiba o que acontecerá com a Terra quando acabar o oxigênio - Sobrevivência

A perda de oxigênio está bem no extremo da sobrevivência. O corpo humano não tem um grande estoque de oxigênio, apenas alguns litros, e como você o usa depende de sua taxa metabólica - Sobrevivência

Slide 1 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sobrevivência

Até a perda da consciência, e para se iniciar o processo de dano cerebral, o ser humano só consegue sobreviver sem oxigênio por 4 minutos, sendo que a morte pode ocorrer em até 6 minutos depois, dando início à falha dos processos biológicos que alimentam as células do corpo.

“A perda de oxigênio está bem no extremo da sobrevivência. O corpo humano não tem um grande estoque de oxigênio, apenas alguns litros, e como você o usa depende de sua taxa metabólica”, explicou Mike Tipton, chefe do laboratório de ambientes extremos da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, em entrevista à BBC Future.

Segundo Tipton, um adulto em repouso usa entre um quinto a um quarto de litro de oxigênio a cada minuto, podendo aumentar para quatro litros por minuto se estiver fazendo algum tipo de atividade. O pânico e estresse são fatores que contribuem no aumento da taxa metabólica, por isso, por exemplo, as pessoas não conseguem sobreviver nem pelo mínimo que seu corpo pode suportar sem ar debaixo d’água.

Um estudo publicado em março de 2021 na Nature Geoscience, cientistas previram que em cerca de um bilhão de anos, a Terra não terá mais oxigênio, transformando o planeta em uma grande bola de rocha estéril. Como será quando isso acontecer?



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Slide 1 de 4