Estudo revela perigos ao buscar sintomas de doenças no Google - Cerca de um terço dos diagnósticos de doenças encontrados no Google estão errados

Eles descobriram que em apenas 36% das vezes o primeiro resultado da busca se mostra correto. - Cerca de um terço dos diagnósticos de doenças encontrados no Google estão errados

Slide 2 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de um terço dos diagnósticos de doenças encontrados no Google estão errados

Você começa a sentir algo diferente, o que faz em seguida? Pesquisa os sintomas no Google, certo? "Embora possa ser tentador usar essas ferramentas para descobrir o que pode estar causando seus sintomas, na maioria das vezes eles não são confiáveis e podem ser perigosos", diz Michella Hill, principal autora do estudo, em comunicado.

Ao invés de ajudar no tratamento, buscar sintomas dessa forma pode acabar trazendo um "diagnóstico" errado e que muitas das vezes, é mais grave do que realmente é. "Todos nós fomos culpados de ser 'cibercondíacos' e pesquisar no Google ao primeiro sinal de uma pontada ou dor de cabeça", comenta Hill. Portanto, segundo ela, verificar sintomas online pode fornecer também uma falsa sensação de segurança ao não identificar uma doença ou condição séria.

No entanto, pode ficar tranquilo, esse tipo de serviço de busca não é de todo mal. Isso porque, segunda a autora, "esses sites não substituem o médico". Entretanto, eles pode ter um outro lugar no sistema de saúde moderno. Assim, essa busca pode ser útil "para fornecer mais informações quando você tiver um diagnóstico oficial", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES