Havaí: Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, entra em erupção

O vulcão Kilauea é um dos cinco localizados na ilha do Havaí, a maior do arquipélago, localizado no Pacífico

vulcão | USGS via AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vulcão havaiano Kilauea, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção na última quinta-feira (30). Segundo projeções das autoridades, a lava está limitada à cratera central e não ameaça as regiões habitadas.

"As fontes de lava atingiram a altura de um prédio de cinco andares", informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) no Twitter, juntamente com um vídeo.

As primeiras fissuras apareceram na cratera Halema'uma'u na tarde de quarta-feira. Elas deram origem rapidamente às "fontes de lava", que às vezes superam 1.100°C de temperatura, segundo o USGS.

As erupções frequentes do Kilauea desde a década de 1950 o tornaram um destino atraente para turistas. Autoridades do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, onde ele se encontra, começaram a mobilizar funcionários para organizar a chegada esperada de visitantes.

Erupção dentro da cratera Halemaumau do vulcão Kilauea, no Parque Nacional do Havaí. (Foto: USGS via AP)

O vulcão Kilauea é um dos cinco localizados na ilha do Havaí, a maior do arquipélago, localizado no Pacífico. Em 2018, uma erupção destruiu centenas de casas. Cerca de 20 pessoas que faziam um passeio de barco para observar o magma chegando ao mar foram feridas pela lava, uma delas gravemente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES