Papa usando casaco branco moderno? Imagem que viralizou é montagem de IA

Na imagem que viralizou neste sábado (25) o Papa é registrado com um visual surpreendente caminhando por uma rua

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (25), a imagem do Papa Francisco vestindo um casaco brancode características completamente distintas das tradicionais vestimentas adotadas pelo pontífice, e caminhando por uma rua, viralizou. Mas, ela não é verídica. O traje supostamente usado pelo Papa Francisco é fruto de uma montagem feita por inteligência artificial. 

Papa usando casaco branco moderno? Imagem que viralizou é montagem feita com inteligência artificial

Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a apontar que poderia ser montagem justamente com o uso de inteligência artificial. O formato das mãos é um dos elementos mencionados como evidência do falso registro. 

Usuários das redes sociais, além de debaterem se era ou não verdade o uso da peça de roupa, chegaram a discutir se haveria problema ou não na mudança de visual do líder da Igreja Católica. 

Leia Mais

Na foto, que rapidamente se espalhou e ganhou repercussão, Francisco aparece de casaco de frio branco. O figurino é considerado muito moderno e bem diferente das tradicionais roupas que compõem o armário do Papa.

COMO FOI FEITA?

A imagem do papa usando a vestimenta diferenciada foi feita com um aplicativo que gera ilustrações a partir de descrições informadas pelos usuários à inteligência artificial (Midjourney).

A imagem, na verdade, foi publicada na sexta-feira (24) em um fórum virtual chamado Reddit. Do post ele foi parar no Twitter e, em seguida, nas demais redes sociais. 

Além do visual surpreendente e do detalhe das mãos, outra evidência da montagem é que desde maio de 2022, o Papa Francisco passou a usar de forma frequente cadeira de rodas para se locomover devido a dores no joelho. Na imagem falsa ele aparece caminhando.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES