Para não esquecer: pesquisador ensina técnicas para ajudar na memorização

Fabiano de Abreu detalha como é o funcionamento da memória e quais os impactos excesso de estímulos nesse processo

Fabiano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O esquecimento de coisas cotidianas, ou a chamada falta de memória, tem se tornado um problema recorrente da nossa época. E o excesso de tecnologia tem contribuído para este processo. A grande quantidade de estímulos que recebemos dificulta o armazenamento das informações devido às disfunções nos neurotransmissores, que afetam, inclusive, um dos fatores determinantes para a memorização que é a atenção. 

A boa notícia é que existem meios simples e práticos de melhorar a capacidade de memorização.

Fabiano de Abreu dá dicas para evitar esquecimento. (Foto: Reprodução)

De acordo com um estudo do pesquisador Fabiano de Abreu, primeiro deve-se entender que a memória tem três estágios: o da Codificação, quando entra em contato com a informação; o do Armazenamento, onde cérebro guarda a informação e o da Recuperação, que é a evocação tardia dessa informação. 

Além disso, segundo Abreu, dois fatores são essenciais nessa ação: atividade física e boa alimentação. A atividade física ajuda a configurar a motivação cerebral e deixa o cérebro mais apto para o raciocínio lógico e a alimentação saudável também contribui para deixar o cérebro mais turbinado, com velocidade no processamento de dados e encadeamento de ideias lógicas. 

Pesquisador ensina técnicas de melhorar capacidade de memorização (Foto: Reprodução)

“Há também a facilidade em usar o lobo pré-frontal coordenando e manipulando as emoções, promovendo mecanismos, métodos para o foco atencional e na emoção para a memorização”, completa.

É possível  melhorar ainda mais essa habilidade? Para o pesquisador, sim. 

“Vale destacar, inclusive, que a memória é trabalhada desde muito cedo. Nas crianças, por exemplo, as que praticam a leitura, em relação às que não praticam, a memorização de conteúdos acontece de forma muito mais fácil, uma vez que as que lêem mais, têm mais contato com coisas “novas” e já estivessem com o cérebro mais adaptado para aprender e, consequentemente, memorizar”, explica.

 Fabiano de Abreu afirma que  quando já adulto também é possível favorecer a memorização com hábitos simples. Confira:

•   Escutar música clássica, sem muita mistura de instrumentos, música que não tire o foco, mas possa dividir a atenção de forma suave de maneira que aumente o foco na aprendizagem.

  Dormir de noite, não de madrugada, oito horas por dia, evitar luzes diante da vista antes de dormir.

•   Ler de forma fracionada, por curtos períodos de tempo, mas com frequência. As sinapses crescem à noite, durante o sono, por isso vale mais, por exemplo, estudar aos poucos todos os dias.

•   Evitar distrações, para isso, desligue tudo o que tiver ao redor, coloque telefone celular em modo avião e se recolha para aumentar a concentração.

•   Leitura de 20 minutos antes de dormir pode facilitar a consolidação da memória.

•   Cria na imaginação histórias do que pretende memorizar.

•   Associe o que quer memorizar com algo que já é do conhecimento.

Fabiano de Abreu Rodrigues é doutor e mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia. (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES