Parque Nacional da Serra da Capivara: histórias gravadas na pedra - São Raimundo Nonato

Destino no Piauí é a quarta reportagem da série Viagens Seguras do jornal O Tempo desta terça-feira - São Raimundo Nonato

Slide 2 de 7
Avalie a matéria:

São Raimundo Nonato

A porta de entrada para o parque é o município de São Raimundo Nonato, com cerca de 40 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE em 2020, e se localiza a 380 km de Petrolina e a 510 km de Teresina. Embora a cidade tenha um aeroporto internacional, as companhias aéreas já não mais operam voos. O trajeto mais rápido é descer no aeroporto de Petrolina e percorrer mais 300 km de carro. O parque pode render de quatro a sete dias de visita, com a exigência de um condutor credenciado pelo ICMBio – hoje são cerca de 70 guias disponíveis na unidade de conservação ao custo de R$ 200 por passeio, com grupos que podem variar de uma até oito pessoas.

O veterano Jordano Macedo, 43, é um desses guias credenciados e faz parte da Associação Pimenteira e do receptivo Selva Branca. Sua experiência trabalhando em escavações, ao lado de arqueólogos, há mais de 21 anos, é quase uma graduação em arqueologia. Ele tem até um sítio batizado com seu nome: a Toca do Jordano. Nos últimos anos, comenta ele, encontramos mais de 200 novos sítios. Os passeios que Macedo oferece no parque atendem a todos os tipos de público, do viajante acostumado a longas caminhadas a idosos e pessoas com deficiência. Macedo recomenda, pelo menos, quatro dias na região para se conhecer os principais atrativos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES